O melhor pedaço da Maçã.

Epic Games desafia Apple e implementa seu próprio meio de pagamento em Fortnite

Fortnite

Em junho passado, nós comentamos a vontade da Epic Games de levar sua loja de jogos para o iOS/iPadOS. Como isso acontecerá na prática ninguém sabe, já que a Apple não permite uma loja que distribua títulos de terceiros dentro da App Store — a própria Microsoft e o Facebook foram prejudicados justamente por essa regra.

Publicidade

Desde então, Tim Sweeney (CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Epic Games) resolveu bater de frente com a Apple e engrossou suas críticas à App Store, inclusive chamando a loja de “monopólio absoluto”. Agora, temos mais capítulo desse cabo de guerra.

A Epic anunciou hoje o”Fortnite Mega Drop”: tratam-se de novos preços para as compras feitas dentro do jogo (que ficaram até 20% mais baratas). Até aí nada demais, certo? Mas veja só:

Pagamento Direto Epic no jogo Fortnite

No iOS e no Android, caso você faça a compra usando os sistemas de pagamentos da Apple e do Google, os preços não mudaram e continuam os mesmos de antes. A Epic, contudo, introduziu uma nova opção de pagamento chamada Pagamento Direto Epic (indisponível no Brasil, mas disponível em Portugal e em diversos outros países); nela, você tem acesso ao valor mais barato e pode pagar usando seu cartão de crédito ou sua conta PayPal.

Publicidade

Em uma publicação no seu site, a Epic espetou ainda mais a Apple e o Google, jogando a responsabilidade para elas:

Atualmente, ao usar as opções de pagamento da Apple e do Google, a Apple e o Google cobram uma taxa de 30%, e a queda de preço de até 20% não se aplica. Se a Apple ou o Google reduzirem suas taxas de pagamentos no futuro, a Epic repassará as economias para você.

Como ela conseguiu fazer isso, não sabemos; mas a empresa deixou claro que, ao oferecer um sistema de pagamento alternativo, está dando aos jogadores mais opções — e, paralelamente, repassando as economias dessas taxas para eles.

E, já se antecipando a uma possível represália da Apple, a Epic disse o seguinte na página de perguntas e respostas sobre a nova forma de pagamento:

Publicidade

Um novo método de pagamento no celular significa que as compras por ele são menos seguras?

Não. Milhares de aplicativos na App Store aprovados pela Apple aceitam pagamentos diretos, incluindo aplicativos comumente usados como Amazon, Grubhub, Nike SNKRS, Best Buy, DoorDash, Fandango, McDonald’s, Uber, Lyft e StubHub. Acreditamos que todos os desenvolvedores devem ser livres para oferecer suporte a pagamentos diretos em todos os aplicativos. Ao operar Fortnite em plataformas abertas e operar a Epic Games Store, a Epic processou mais de US$1.600.000.000 em pagamentos diretos com sucesso e usa criptografia confiável da indústria e medidas de segurança para proteger as transações de clientes.

A Apple e o Google reconhecem claramente que serviços de pagamento de terceiros são seguros e aceitáveis para bens e serviços. O Pagamento Direto Epic simplesmente oferece aos jogadores os mesmos tipos de opções de pagamento que esses outros aplicativos.

Algo me diz que estamos vendo o início de uma briga daquelas…

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas de iPhones bateram recorde nos EUA no 2º trimestre

Próx. Post

Governo lança app do eSocial para facilitar contabilidade de trabalhadores domésticos

Posts Relacionados