O melhor pedaço da Maçã.

Fortnite é removido da App Store horas após implementar sistema de pagamento próprio [atualizado 5x: Epic processa, Google também bane]

E a briga esquenta!
Pryimak Anastasiia / Shutterstock.com
Jogo Fortnite, da Epic Games, em um iPhone

E o inevitável aconteceu: horas depois de a Epic Games peitar a Apple com força e implementar um sistema de pagamentos próprio dentro de Fortnite, principal título da empresa, o jogo já foi removido da App Store. A informação é de Mark Gurman, da Bloomberg.

Publicidade

Como explicamos hoje mais cedo, a Epic anunciou o “Fortnite Mega Drop”, uma queda generalizada nos preços dos itens adquiridos dentro do jogo. Mas havia um detalhe: usuários poderiam escolher se fariam o pagamento dentro do sistema da Apple/do Google ou por meio de uma plataforma de pagamento da própria Epic — apenas nesse segundo caso, o desconto seria aplicado.

Pagamento Direto Epic no jogo Fortnite

Em comunicado enviado ao The Verge, a Apple explicou o motivo da decisão e notou que trabalhará com a Epic para proporcionar a volta de Fortnite à loja. Confira a declaração abaixo, com tradução literal nossa:

Hoje, a Epic Games tomou a infeliz atitude de violar as regras da App Store, que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e pensadas para manter a loja segura para todos os usuários. Como resultado, o aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic implementou no aplicativo um recurso que não foi analisado ou aprovado pela Apple, e fez isso com o claro objetivo de violar as regras da App Store acerca de pagamentos dentro de apps — regras que valem para todos os desenvolvedores que distribuem bens ou serviços digitais.

A Epic distribui aplicativos na App Store há dez anos, e se beneficiou do ecossistema da Apple — incluindo suas ferramentas, testagem e distribuição que a Apple oferece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com as regras da App Store livremente e nós ficamos felizes que eles tenham construído um negócio tão bem-sucedido na loja. O fato de que os interesses deles agora fazem com que eles tentem negociar um acordo especial não muda o fato de que essas regras criam um campo de competitividade igualitário para todos os desenvolvedores e proporcionam um ambiente seguro para usuários. Nós não pouparemos esforços para trabalhar com a Epic de forma que as violações sejam resolvidas e Fortnite possa voltar à App Store.

Por outro lado, a Epic não parece estar nem um pouco disposta a colaborar com a Apple se for para submeter-se aos termos da gigante de Cupertino. Aliás, ela está literalmente tirando sarro da adversária: há alguns minutos, a desenvolvedora anunciou no Twitter a estreia de um novo curta-metragem, intitulado “Nineteen Eighty-Fortnite”, que claramente parodia o nome e a estética do icônico comercial “1984”, da Apple — só que, agora, é a própria Maçã que ocupa o espaço do “Grande Irmão” dominador na tela.

Fortnite Party Royale estreará um novo curta-metragem: “Nineteen Eighty-Fortnite”. Junte-se a nós às 17h [no horário de Brasília].

A situação, claro, é péssima para todos os envolvidos. Para a Apple, o banimento de Fortnite significa remover do seu ecossistema (ainda que temporariamente) um dos jogos mais populares do mundo, o que nunca é um bom prospecto. A Epic, do seu lado, fica de fora de um dos ecossistemas mais importantes do planeta (menor que o Android, porém gerador de ainda mais dinheiro). E os consumidores ficam apenas assistindo à briga — e, por ora, impossibilitados de baixar Fortnite em seus iPhones e iPads ou de realizar novas transações dentro do jogo.

Publicidade

Vamos ver, portanto, no que isso tudo vai dar. As próximas horas/dias serão interessantes.

Atualização 13/08/2020 às 16:55

E o inevitável aconteceu — de novo. A Epic entrou com um processo contra a Apple por conta das políticas da App Store e da remoção de Fortnite da loja, como anunciado na conta do jogo no Twitter:

A Epic Games entrou com uma ação contra a Apple; leia mais aqui: cdn2.unrealengine.com/apple-complain…

No processo, a desenvolvedora reitera a visão de que as práticas da Apple são monopolistas e abusivas, impedindo a inovação e a competitividade justa dentro da sua loja.

Publicidade

A Apple impõe obstáculos despropositados e ilegais para monopolizar o mercado e impedir que desenvolvedores cheguem aos mais de 1 bilhão de usuários de dispositivos móveis (como o iPhone ou o iPad), a não ser que eles passem por uma loja única controlada pela Apple, a App Store — onde a empresa cobra uma taxa opressiva de 30% sobre as vendas de cada app. Para desenvolvedores que queiram vender conteúdo dentro dos seus aplicativos, a Apple exige o uso exclusivo de um sistema de pagamento processado pela própria empresa, as In-App Purchases, que também cobram uma taxa de 30%.

A Epic afirma também que o objetivo do processo não é receber um pagamento em dinheiro da Apple por danos ou receber tratamento preferencial, e sim abrir caminho para um ambiente mais competitivo na App Store.

Publicidade

A Epic não busca compensação financeira desta corte pelos prejuízos que sofreu, nem pede tratamento preferencial para si mesma, uma empresa única. Em vez disso, a Epic pede uma medida cautelar que permita a competição justa nesses dois mercados [a App Store e o sistema de In-App Purchases] que afetam diretamente centenas de milhões de consumidores e dezenas de milhares, senão mais, de desenvolvedores.

Vamos aguardar, agora, a resposta (judicial) da Apple.

Atualização II 13/08/2020 às 17:25

E a Epic liberou o curta “Nineteen Eighty-Fortnite” — que, como esperado, traz uma sátira pesada sobre a Maçã e suas supostas práticas anticompetitivas. Temos direito a uma “cara de Maçã mordida” no telão, personagens de Fortnite na plateia e uma mensagem provocativa no final:

A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple bloqueou Fortnite de um bilhão de dispositivos. Visite fn.gg/freefortnite e junte-se à luta para impedir que 2020 seja igual a “1984”.

Confiram o vídeo abaixo:

YouTube video

Considerando a liberação do vídeo e o documento do processo (acima), fica claro que a Epic já estava planejando isso tudo desde que adicionou a opção de pagamento próprio em Fortnite, hoje cedo. Ou seja: as cartas estão na mesa, e agora é a vez da Apple de fazer sua jogada. 🃏

Atualização III, por Rafael Fischmann 13/08/2020 às 18:16

O Spotify, que também tem suas rixas com a Apple, apoiou a iniciativa da Epic:

Nós aplaudimos a decisão da Epic Games de se impor contra a Apple e dar luz ao abuso da Apple em sua posição dominante. As práticas injustas da Apple prejudicaram concorrentes e privaram consumidores por tempo demais. O que está em jogo para consumidores e desenvolvedoras, pequenas e grandes, não poderia ser maior e garantir que a plataforma iOS opere de forma competitiva e justa é uma tarefa urgente com implicações bastante profundas.

Podem esperar outras manifestando apoio em breve, também.

Atualização IV 13/08/2020 às 19:55

E agora a bomba estourou do outro lado, também: de acordo com o The Verge, o Google removeu Fortnite da Play Store. Assim como a Apple, a gigante de Mountain View também tem regras para que desenvolvedoras distribuam seus apps pela loja usem o seu sistema de pagamentos; a atualização do jogo de hoje mais cedo, portanto, ia contra as regras do Google Play.

A diferença é que, ao contrário do iOS, usuários do Android ainda podem instalar o jogo — só que por fora do Google Play, baixando o arquivo .apk diretamente do site da Epic Games. O jogo também pode ser encontrado na Galaxy Store, para donos de dispositivos da Samsung.

Vamos ver, agora, se a Epic terá uma resposta para o Google da mesma forma que teve para a Apple.

Atualização V, por Eduardo Marques 13/08/2020 às 22:56

E a Epic Games também abriu um processo contra o Google após o jogo ser banido no Google Play, como informou o The Verge. De acordo com eles, o Google “está usando seu tamanho para fazer o mal a concorrentes, inovadores, clientes e usuários em uma série de mercados que passou a monopolizar”.

As reclamações, obviamente, são as mesmas que as feitas no processo contra a Apple: monopólio sobre a distribuição de apps para smartphones e sobre sistemas de pagamento dentro dos apps.

A briga com o Google, porém, é um pouco mais complicada já que o gigante de Mountain View é mais flexível ao permitir que apps sejam distribuídos fora da sua loja oficial — a própria Epic Games, por exemplo, por muito tempo preferiu deixar Fortnite fora do Google Play, distribuindo-o somente por lojas alternativas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bug no iOS faz vídeos de Memoji ocuparem um espaço irrecuperável no iPhone

Próx. Post

Ações da Apple batem recorde e empresa fica muito perto de valer US$2 trilhões

Posts Relacionados