O melhor pedaço da Maçã.

Instagram exigirá que contas suspeitas apresentem documento de identidade para permanecerem ativas

Mais uma medida contra os malditos robôs
Unsplash
Instagram

A presença maciça de robôs nas redes sociais não é positiva sob nenhum aspecto: ela traz chateação para os usuários, potencializa um ambiente tóxico e, em casos mais graves, chega a ameaçar a democracia dos países. Pois hoje o Instagram anunciou mais uma medida para (tentar) coibir a presença dos famigerados bots — e de contas suspeitas em geral.

Publicidade

Com a novidade, a plataforma analisará a atividade de contas com comportamento considerado “inautêntico”. Entre os indícios, a rede cita a postagem de comentários parecidos em diversas publicações, um número de seguidores incompatível com a atividade da conta ou grande número de seguidores de um país diferente daquele onde a conta é baseada.

Contas que caírem nessa “malha fina” serão requeridas a apresentar um documento de identidade emitido pelo governo do país. Se o usuário (ou… robô) não apresentar a comprovação da própria existência, a conta poderá ter o alcance das suas postagens diminuído — ou mesmo ser desabilitada por completo.

A novidade é mais uma iniciativa do Facebook para combater a desinformação espalhada nas suas redes nas vésperas da eleição presidencial dos Estados Unidos — e com isso, quem sabe, limpar um pouco a enorme mancha estampada na imagem da rede com o escândalo da Cambridge Analytica.

Obviamente, não sabemos se isso será o suficiente (o senado dos EUA e outros órgãos reguladores do mundo que terão de julgar). Ainda assim, qualquer iniciativa para calar os malditos robôs já é bem-vinda.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 323.0.0 (271 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Apple Car” poderá ter portas inteligentes e usar realidade virtual para reduzir enjoos

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Watchlist, Single Origin 2, Reeder 4 e mais!

Posts Relacionados