De acordo com a Distimo, a Mac App Store teve um começo menos movimentado do que a iOS App Store teve na sua abertura, em meados de 2008. Atualmente, a loja da Apple conta com 4.200 produtos à venda para o Mac OS X, mas o número ainda é bem menor do que foi oferecido para os seus primeiros usuários de iPhones/iPods touch e, posteriormente, iPads.
A quantidade “limitada” (quando comparada com o iOS, claro) não interfere nas receitas, que já estão bastante animadoras nestes primeiros meses. Embora o lucro individual dos 300 apps mais adquiridos para Mac OS X seja menor do que dos 300 melhores para iPad, fica evidente uma distribuição mais homogênea do valor pago entre todos os desenvolvedores para o sistema operacional desktop da Apple.
Trata-se de algo animador: ao contrário da iOS App Store, onde é fácil chamar a atenção com um produto ou outro bem-sucedido (vide Angry Birds), mais desenvolvedores estão com as mesmas chances de progredir na Mac App Store e, dado o valor arrecadado até o momento, podemos considerá-la uma ótima oportunidade. A Distimo afirma que há muito potencial em jogos, por exemplo, categoria que já conta com mais de 600 títulos à venda para Mac OS X.
Para os usuários finais, não está sendo fácil a procura por programas gratuitos para Mac, que representam apenas 12% do total. É provável que este número cresça com o tempo, mas a loja ainda deverá ser explorada por muitos desenvolvedores de médio e grande porte, que cobram um valor simbólico na criação de soluções de maior qualidade.
[via CNET News]