Como acessar conteúdos indisponíveis no Brasil pela Apple TV Sim, é possível — basta usar o serviço certo

Apple TV

Já falamos aqui várias vezes sobre as vantagens de usar uma VPN para a sua navegação em todos os dispositivos — temos um vídeo e um artigo completo sobre isso, inclusive.

Publicidade

Duas das principais vantagens de usar as chamadas redes privadas virtuais são a segurança (já que você navega sobre uma “camada” de anonimidade, por assim dizer) e a possibilidade de acessar conteúdos normalmente indisponíveis no país onde você está — como sua conexão é remota e pode vir de um outro território, é possível, por exemplo, acessar a Netflix de um outro lugar para assistir a conteúdos que não estão disponíveis no Brasil, por exemplo.

Essa segunda vantagem é bem importante para usuários da Apple TV, que é o dispositivo consumidor de conteúdo por excelência. O problema é que, ao contrário do Mac ou do iPhone/iPad, a caixinha preta da Maçã não tem uma opção para instalar serviços de VPN.

Isso não significa, entretanto, que você não possa realizar alguns pequenos “truques” para fazer com que a sua Apple TV acesse conteúdo de outros países: para isso, você precisa escolher um serviço de VPN que ofereça suporte ao dispositivo. Algumas das opções mais populares do mercado trazem essa possibilidade, e a nossa recomendação é a ExpressVPN — por esse link exclusivo para leitores do MacMagazine, você pode obter três meses grátis no plano anual do serviço.

Publicidade

Nosso pequeno guia refere-se ao processo da ExpressVPN, mas caso você utilize algum outro provedor de VPN, recomendamos explorar as opções do serviço em questão para obter um SmartDNS apropriado para a Apple TV — geralmente, caso o serviço ofereça essa ferramenta, ela estará destacada nas opções de instalação na página da sua conta.

Vale notar que, em qualquer caso, o processo abaixo não fará com que sua Apple TV rode numa VPN propriamente dita: você poderá acessar conteúdos bloqueados geograficamente, mas não terá a camada extra de segurança pois sua conexão não estará protegida ou criptografada por servidores remotos. Esse tipo de proteção não chega a ser tão importante num dispositivo que acessará somente plataformas de streaming, mas fica o aviso, de qualquer forma.

Com tudo isso em mente, basta seguir os passos abaixo:

ExpressVPN na Apple TV
  1. Abra a página da sua conta da ExpressVPN num computador. Clique em “Painel”.
  2. Clique em “Configurar Outros Dispositivos”.
  3. No lado esquerdo da tela, selecione a opção “Apple TV”.
  4. No lado direito da tela, o ExpressVPN exibirá o endereço IP do servidor DNS do MediaStreamer, que permitirá à Apple TV conectar-se aos servidores do serviço. Mantenha esse número em mãos.
  5. Vá à Apple TV e abra Ajustes » Rede.
  6. Selecione sua conexão ativa, exibida no topo da tela.
  7. Caso necessário, selecione a sua rede Wi-Fi.
  8. Role as opções para baixo e selecione a opção “Configurar DNS”. Selecione a opção “Manual”.
  9. Anote o endereço IP exibido na tela e guarde em algum lugar, para o caso de querer retornar às configurações padrão posteriormente. Em seguida, modifique o endereço para aquele fornecido pela ExpressVPN no passo 4.
  10. Retorne à tela principal dos Ajustes. Selecione Sistema » Reiniciar para aplicar as modificações.
ExpressVPN na Apple TV

Pronto: sua Apple TV já estará conectada aos servidores da ExpressVPN e você poderá explorar o conteúdo das plataformas de streaming de outros cantos do mundo.

Aproveite! 🤓

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…