O melhor pedaço da Maçã.

Novo malware para Mac infecta e se espalha por meio do Xcode

Xcode

Pesquisadores da Trend Micro descobriram, recentemente, “uma infecção incomum relacionada a projetos de desenvolvedores Xcode“, em que um malware se incorpora ao próprio projeto. Embora isso represente um risco em potencial para usuários finais, o maior problema está na ponta dos desenvolvedores.

Publicidade

O malware, que faz parte da família XCSSET [PDF], se incorpora em arquivos que permitem “comandar e controlar o sistema alvo”. Com isso, uma ampla variedade de ações podem ser realizadas pelo invasor, incluindo “aquisição de dados pessoais e execução de um ataque do tipo ransomware envolvendo criptografia”.

Depois de instalado, o malware é capaz de atacar o Safari e outros navegadores no Mac para adquirir informações sigilosas. Além disso, o código malicioso consegue infectar o WebKit para criar um app falso que é executado no lugar da versão legítima — o que pode acontecer sem a interação de um usuário.

Segundo a Trend Micro, a natureza “incomum” do malware parte da maneira como ele está sendo distribuído, ou seja, a partir da incorporação em projetos do Xcode para que, quando for distribuído, o código malicioso seja executado. Contudo, não está claro ainda como o código está sendo injetado no projeto — partindo do pressuposto que nenhum desenvolvedor faça isso intencionalmente.

Publicidade

A firma de segurança sugere, ainda, que a ameaça é pior quando se levam em conta projetos compartilhados por meio do GitHub, por exemplo, ou de outros repositórios de código aberto — pois isso poderia levar a uma cadeia de ataques com ainda mais potência e periculosidade.

Até agora, o malware só foi encontrado em dois projetos de pesquisa do Xcode, sendo que ambos não foram amplamente usados por outros desenvolvedores, limitando o impacto. Uma lista de 380 endereços IP1Internet protocol address, ou endereço de protocolo da internet. de vítimas foi coletada pela Trend Micro, com a grande maioria das ocorrências registradas na China e na Índia.

A Trend Micro recomenda que desenvolvedores “continuem a verificar a integridade de seus projetos para eliminar quaisquer problemas” — ou seja, o malware pode ser notado e eliminado antes da distribuição de um software.


Ícone do app Xcode
Xcode de Apple
Compatível com Macs
Versão 15.3 (3.4 GB)
Requer o macOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via Threatpost

Notas de rodapé

  • 1
    Internet protocol address, ou endereço de protocolo da internet.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google estaria considerando substituir o Duo pelo Meet

Próx. Post

Apple estuda condições de fábricas no Vietnã para expandir produção de iPhones no país

Posts Relacionados