O melhor pedaço da Maçã.

Indiretamente, Apple utiliza tecnologia da Qualcomm na produção de iPhones (e paga menos por isso)

iPhone 3GS deitado, de lado

Há dois dias, comentamos no MacMagazine sobre especulações de que a Qualcomm poderia estar negociando com a Apple, a fim de fornecer tecnologia CDMA/UMTS para a produção de iPhones. Descartando o fato de que nenhum acordo direto entre as duas empresas foi firmado até agora, é importante lembrar que o o aparelho já utiliza tecnologia patenteada da Qualcomm: a questão é que ela não vai para as mãos da Apple de forma direta.

Publicidade

iPhone 3GS deitado, de lado

De acordo com a Bernstein Research, uma empresa qualquer no setor de smartphones paga 4% do preço total dos seus produtos só com a tecnologia da Qualcomm; a fabricante do iPhone, por sua vez, paga apenas 1,6%. Isso ocorre porque ela compra chips de baseband produzidos por outra empresa, a Infineon Technologies, delegando a tarefa de pagar o total de royalties estabelecido em contrato para quem fabrica cada aparelho (ou seja, a Foxconn).

O resultado disso é um aumento significativo nos lucros operacionais da Apple, que chegou a US$280 milhões no ano fiscal de 2009 só por não pagar o total de royalties cobrado pela Qualcomm. Ao mesmo tempo, ela não está fazendo nada de errado, ou seja, o suposto acordo que as duas empresas podem estar discutindo não possui relação com isso.

[via MacNN]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Foto do dia: laptops em evento organizado pela Microsoft

Próx. Post

Com jogos nas duas plataformas, Gameloft vende 400 vezes mais no iPhone OS que no Android

Posts Relacionados