O melhor pedaço da Maçã.

iOS 14 incluirá nova API para inibir apps falsos

Aplicativos falsificados ou pirateados terão mais um obstáculo
App Store

Já sabemos de vários recursos do iOS 14 destinados a proteger a segurança e a privacidade do usuário (e outros… nem tanto), mas a lista de novidades do futuro sistema ainda não foi totalmente explorada. Querem um exemplo? A API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. App Attest.

Publicidade

Publicada pela Apple há algumas semanas, a nova API faz parte do framework DeviceCheck, que permite a iPhones e iPads “verificarem” se os aplicativos que estão rodando são genuínos e não versões modificadas/inseguras, distribuídas por fora da App Store — um território que tanto pode incluir aplicativos seguros (como vários daqueles pensados para a comunidade do jailbreak) quanto apps inseguros, falsificados e/ou infectados.

Mais especificamente, a nova API gerará uma chave criptografada, compartilhada entre cada aplicativo e os servidores da Apple; sempre que um app tentar acessar dados sensíveis do usuário, essa chave será verificada para atestar que o software em questão é genuíno e está acessando os servidores do desenvolvedor de forma segura.

A Apple convida desenvolvedores a lerem a documentação sobre a API para incluí-la nos seus aplicativos antes do lançamento do iOS 14 — naturalmente, apenas apps que tragam suporte à tecnologia poderão aproveitar a verificação extra de segurança.

Publicidade

Dando nome aos bois, é bem provável que a nova API impeça (ou ao menos dificulte) a ação de aplicativos fraudulentos, como as versões pirateadas do Spotify Premium ou os jogos modificados com compras internas desbloqueadas e sem anúncios, assim como os demais aplicativos falsificados distribuídos em alguns canais da comunidade jailbreak.

Resta saber, agora, se a API será adotada em massa por desenvolvedores.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira mais uma leva de novidades do iOS 14, agora da beta 5

Próx. Post

Novo conceito do “iPhone 12” imagina possíveis cores do futuro aparelho

Posts Relacionados