Apple libera WordPress sem compras internas e pede desculpas pelo mal-entendido

WordPress em iPhone sobre uma mesa cheia de objetos

O que parecia ser o início de mais uma polêmica daquelas envolvendo a Apple, a App Store e sua comissão de 30% felizmente já foi rapidamente encerrada.

Publicidade

Na sexta-feira (21/8) à noite, noticiamos que a Apple havia bloqueado atualizações do WordPress para iOS exigindo a implementação de compras internas (In-App Purchases) referentes à assinatura de planos do wordpress.com, que dariam obviamente os 30% de comissão à Apple.

Matt Mullenweg, cofundador da plataforma, se mostrou disposto a cumprir com os termos estipulados pela Apple e concordou em implementar tais compras internas num prazo de 30 dias. Por isso mesmo, na própria sexta-feira saiu na App Store a versão 15.4 do aplicativo.

Mas, aparentemente, mesmo assim a Apple percebeu que não havia necessidade disso. Em contatos subsequentes com o time do WordPress, a Apple concordou em abrir mão da exigência visto que a desenvolvedora se comprometeu a não mais mostrar no app informações dos planos com links externos para sua assinatura — regra essa da App Store já bastante conhecida por todos nós.

Publicidade

Ou seja, como esperado, contanto que o WordPress não promova seus planos pagos dentro do app levando os usuários para uma página externa, ele obviamente não tem obrigação nenhuma de implementar tais compras internas e, portanto, de pagar nada à Apple.

John Gruber, do Daring Fireball, recebeu a seguinte declaração da Apple:

Acreditamos que o problema com o aplicativo WordPress foi resolvido. Uma vez que o desenvolvedor removeu a exibição de suas opções de pagamento de serviço do aplicativo, agora é um aplicativo autônomo gratuito e não precisa oferecer compras no aplicativo. Informamos o desenvolvedor e pedimos desculpas por qualquer confusão que causamos.

No Twitter, Mullenweg elogiou a reavaliação por parte da Apple:

Sou muito grato pelo pessoal da Apple ter revisado novamente o @WordPressiOS e nos informado que não precisamos implementar compras no aplicativo para podermos continuar a atualizá-lo. Normalmente as más notícias viajam mais rápido do que as boas, portanto, considere compartilhar que elas mudaram de curso.

Ele afirmou também que não esperava o alcance obtido pelo seu tweet original divulgando o problema e que, nas últimas semanas, já havia discutido essas possibilidades de forma privada com a Apple.

Embora o desfecho aqui seja positivo, temos mais um exemplo entre inúmeros de que, muitas vezes, a Apple realmente só cede sob pressão da mídia. A disputa com a Epic Games é um caso completamente diferente, claro, e ao menos teoricamente não há nada de errado na forma como a Maçã está respondendo às atitudes da Epic.


Ícone do app WordPress

WordPress

de Automattic

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 15.9 (186.7 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…