Facebook News chegará ao Brasil e a mais países nos próximos meses A rede fará parceria com veículos jornalísticos de diversas áreas em cada local

Enquanto o Apple News não dá quaisquer sinais de expansão e chegada ao Brasil, a concorrência vai se preparando para ocupar os espaços não preenchidos pela Maçã. É o caso do Facebook, que anunciou hoje os planos de expandir sua plataforma de notícias para mais um punhado de países — incluindo nossa querida república, como informou a Reuters.

Publicidade

A gigante de Mark Zuckerberg afirmou que pretende lançar o Facebook News no Brasil, na Alemanha, na França, na Índia e no Reino Unido nos próximos seis meses — o serviço já existe nos Estados Unidos desde outubro do ano passado.

O Facebook News é uma plataforma totalmente gratuita que “vive” dentro do próprio ecossistema da rede, com ênfase no aplicativo principal do Facebook.

Usuários podem acessar uma aba específica no app, onde verão notícias de diversos veículos num feed específico — a tela traz as principais manchetes do dia, os tópicos importantes das últimas horas e notícias separadas em editorias (esportes, economia, tecnologia, viagens, etc.), tudo de acordo com os gostos de cada usuário. As notícias são abertas dentro do próprio aplicativo e podem ser facilmente compartilhadas na rede.

Publicidade

Assim como o Apple News, a plataforma do Facebook funciona com base em parcerias com os veículos jornalísticos. A rede pagará aos jornais e revistas pelos cliques em suas matérias e reportagens, e manterá uma equipe especial de verificação em cada país para evitar a propagação de notícias falsas e desinformação — uma tecla na qual o Facebook tem batido com força desde que foi acusado de ajudar na influência de resultados em várias eleições ao redor do mundo, nos últimos anos.

Ainda não sabemos quais veículos de imprensa entrarão no Facebook News brasileiro, mas a rede afirmou que analisará o cenário jornalístico de cada país para firmar parcerias que criem uma plataforma ampla, diversa e representativa dos interesses dos cidadãos de cada local.

Vejamos, agora, se Zuckerberg e sua turma cumprirão as promessas.


Ícone do app Facebook

Facebook

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 293.0 (467.9 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…