O melhor pedaço da Maçã.
nikkimeel / Shutterstock.com
Fortnite no iPhone

Juíza mantém Fortnite fora da App Store, mas impede que a Apple bloqueie o Unreal Engine [atualizado: Apple comenta]

De ontem para hoje, aconteceu a primeira audiência preliminar — feita remotamente, via Zoom — sobre a disputa entre Apple e Epic Games envolvendo o banimento do jogo Fortnite na App Store. E a determinação ficou ali, no “meio-termo”.

Publicidade

Após ouvir argumentações de ambos os lados, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers determinou que a Apple poderá manter Fortnite fora da App Store, mas que ela não poderá banir a conta de desenvolvedora da Epic Games, afetando assim outros jogos baseados no Unreal Engine.

Na visão da juíza, a Epic deliberadamente violou uma regra contratual da loja, mas ao mesmo tempo ela enxergou a decisão da Apple de banir a desenvolvedora como “um ato retaliatório”.

“Seu cliente criou esta situação”, disse a juíza a Katherine Forrest, advogada da Epic. “Na minha opinião, você não pode ter um dano irreparável quando você mesmo cria o dano.”

Publicidade

Sobre a ameaça de banimento da conta da Epic, Rogers declarou: “A Apple optou por agir severamente e, ao fazê-lo, impactou terceiros e um ecossistema de desenvolvedores terceirizados. Nesse sentido, as ações pesam contra a Apple.”

A audiência completa do caso está marcada para 28 de setembro. A menos que alguma das empresas mude a sua postura ou que elas cheguem a um acordo de forma pacífica, então agora tudo permanecerá como está por pelo menos mais um mês.

via The Verge

Atualização 25/08/2020 às 13:42

A Apple emitiu uma declaração, obtida por Mark Gurman:

Agradecemos ao tribunal por reconhecer que o problema da Epic é inteiramente autoinfligido e está em seu poder de resolver. Nossa primeira prioridade é garantir que os usuários da App Store tenham uma ótima experiência em um ambiente seguro e confiável, incluindo usuários de iPhone que jogam Fortnite e que estão ansiosos pela próxima temporada do jogo. Concordamos com a juíza Gonzalez Rogers que “a maneira sensata de proceder” é a Epic cumprir as diretrizes da App Store e continuar operando enquanto o caso prossegue. Se a Epic seguir os passos que a juíza recomendou, teremos o prazer de receber Fortnite de volta ao iOS. Esperamos apresentar nosso caso ao tribunal em setembro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: NeuralCam NightMode, Stealin, Planescape: Torment: Enhanced Edition e mais!

Próx. Post

Tim Cook doa mais de US$5 milhões em ações da Apple para caridade

Posts Relacionados