Confira as novidades da sexta versão beta do iOS 14 e de outros sistemas

Cá estamos nós com mais um compilado de novidades dos futuros sistemas operacionais da Apple. Confira a nossa seleção, abaixo!

Publicidade

iOS/iPadOS 14

Mapas

Atualmente, os Mapas da Apple dependem de parceiros (como Yelp, Foursquare e TripAdvisor) para os reviews e fotos de estabelecimentos comerciais destacados por lá. A experiência, inclusive, é bem ruim, uma vez que se você quiser contribuir com algo precisa tocar/clicar no review, ser jogado para a App Store, baixar o app do parceiro em questão e interagir por ele.

No iOS/iPadOS 14, a empresa quer mudar isso.

A sexta versão beta dos sistemas vêm com uma nova interface a qual permite que usuários recomendem um local (com curtidas ou descurtidas), podendo avaliar de forma avulsa os produtos e os serviços em si do estabelecimento. Além disso, será possível enviar fotos do local pelo próprio Mapas, facilitando bem as coisas.

Tudo isso está em testes e, se a Apple implementar, será apenas para maiores de 13 anos.

Siri

A partir do iPadOS 14 beta 5, a Apple passou a permitir que usuários interajam com a assistente virtual mesmo enquanto usa algum app, como destacado pelo usuário AidenAlderso no Reddit.

[iPadOS14 Beta 5] Now you can interactive with apps in the background while talking to Siri. from r/iOSBeta

A novidade faz todo sentido, afinal, a Siri agora não ocupa mais a tela inteira — e era um desperdício não tirar proveito disso. Vamos agora torcer para que a Apple leve esse comportamento ao iOS, também.

Scanner LiDAR

A Apple continua melhorando a qualidade do scanner LiDAR do iPadOS, presente nos modelos mais recentes de iPads Pro — e que deverão ser implesmentados também nos iPhones “12 Pro” e “12 Pro Max”, segundo rumores.

A nova API1 lançada pela Maçã se chama smoothedSceneDepth e, como podemos ver, faz um escaneamento mais suave do cenário.

Seletor de números

Seletor de números no iOS 14 beta 6

A interface do seletor ganhou pequenos refinamentos: uma nova borda laranja ao redor do tempo para indicar que você pode interagir com aqueles números.

Audio espacial

Ainda que não esteja funcionando, o áudio espacial ganhou um “botão” disponível em Ajustes » Acessibilidade » AirPods.

Audio espacial no iOS 14 beta 6

Quando estiver funcionando, ao ativar a opção “Seguir iPhone” (“Follow iPhone”), áudios de filmes e séries de TV com suporte soarão como se estivessem vindo do telefone em vez de acompanhar o movimento da cabeça.

Há, também, novos códigos e mensagens internas (alertas) relacionados ao recurso.

tvOS 14

A Apple está trabalhando para permitir que usuários consigam trocar rapidamente de usuário utilizando um atalho (shortcuts) criado no app… Atalhos. 😛

Além disso, a seção “Mais” (que mostra informações sobre o filme/série em questão) está agora destacada. Há uma nova seção “Rastreamento” (“Tracking”) dentro de “Privacidade” (“Privacy”) a qual permite que análises de reprodução sejam compartilhadas com apps como Netflix, HBO GO e outros.

Isso inclusive poderia abrir as portas para que o Netflix tenha uma integração maior com o aplicativo Apple TV — afinal, métrica é tudo hoje em dia e a falta devia ser motivo de discórdia entre as empresas.

Outras novidades

  • No macOS Big Sur, o som de screenshot foi novamente alterado, voltando a referenciar uma câmera; o som em si, porém, é novo.
  • Volumes APFS criptografados agora aparecem na barra lateral do aplicativo Arquivos.
  • O indicador do Modo Avião agora reflete o status atual do modo nos Ajustes.
  • A Central de Controle agora indica que telefone está usando o microfone para chamadas feitas por redes celular e Wi-Fi.

·   •   ·

O que estão achando dos novos sistemas? 😊

via MacRumors, 9to5Mac [1, 2, 3]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…