Facebook diz que mudanças do iOS 14 custarão mais de 50% da receita de anunciantes na sua plataforma A rede está se preparando para um impacto profundo na área

Facebook no iPhone

Já sabemos que o iOS 14 implementará mudanças profundas na forma como anunciantes podem rastrear usuários e como nós podemos controlar esse tipo de prática. Já sabemos, também, que a indústria da publicidade digital está em polvorosa com a novidade e que o Facebook, um dos principais nomes do segmento, está entre os mais preocupados.

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E a novela continua: hoje, a gigante de Mark Zuckerberg alertou seus anunciantes parceiros dos potenciais efeitos que o novo sistema trará — e já preparando o terreno para uma queda brusca no faturamento proveniente de publicidade na sua plataforma.

O artigo trata especificamente da Audience Network, a rede de anúncios do Facebook na qual empresas podem pagar para exibir propagandas a usuários não apenas nos seus domínios, mas em outros sites e aplicativos da internet — justamente o tipo de rastreamento que a Apple está tentando evitar no iOS 14.

A empresa afirma que, a partir do novo sistema, deixará de coletar o IDFA (identifier for advertisers, o código identificador de dispositivos da Maçã que permite que anunciantes sigam um usuário anonimamente pela rede), mas não por vontade própria — a decisão foi forçada pela Apple com o seu novo sistema móvel. Com isso, complementa o Facebook, a Audience Network pode tornar-se inefetiva no iOS 14 a ponto de ser abandonada no sistema.

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Essa não é uma mudança que nós não queríamos fazer [abandonar a coleta do IDFA], mas infelizmente as mudanças da Apple no iOS 14 nos forçaram a tomar essa decisão. Nós sabemos que isso pode impactar fortemente a capacidade dos anunciantes de gerar receita pela Audience Network e, apesar de todos os nossos esforços, pode tornar a Audience Network tão inefetiva no iOS 14 que talvez não faça sentido oferecê-la no sistema daqui para a frente.

Para desenvolvedores e anunciantes utilizando a Audience Network, nossa capacidade de exibir anúncios personalizados no iOS 14 será limitada. Como resultado, alguns usuários do sistema poderão não ver quaisquer anúncios da Audience Network, enquanto outros continuarão recebendo propagandas — mas elas serão menos relevantes. Por conta dessa capacidade reduzida dos anunciantes de direcionar publicidade e analisar suas campanhas, desenvolvedores e publicações devem esperar uma receita reduzida na Audience Network e possivelmente em outras redes de anúncios no iOS.

Por mais que seja difícil quantificar o impacto para anunciantes e desenvolvedores a esse ponto com tantas questões ainda em aberto, nossos testes mostraram uma queda de mais de 50% na receita da Audience Network para anunciantes quando as personalizações foram removidas das campanhas de exibição de anúncios. Na realidade, o impacto do iOS 14 poderá ser muito maior; por isso, estamos trabalhando em estratégias a curto e longo prazo para apoiar os anunciantes em meio a essas mudanças.

O Facebook notou ainda que o impacto na receita será mais forte para esses anunciantes terceirizados do que para a própria empresa, uma vez que ela já conta com informações detalhadas do perfil dos seus mais de 1 bilhão de usuários na sua rede principal, no Instagram e no WhatsApp. Com isso, sua capacidade de direcionar anúncios em outras plataformas continua firme e forte, ao contrário dos anunciantes terceirizados.

O fato é que a indústria da publicidade digital precisará se adaptar, e muito, a essas mudanças do iOS 14. No caso do Facebook, um novo SDK1 será lançado para a Audience Network no iOS 14, já com as novas regras da Apple; os impactos reais das novidades, entretanto, precisarão ser medidos nos próximos meses.

via 9to5Mac

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