O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá desafiar Google com mecanismo de busca próprio

De novo, esse rumor?
Coywolf
Suposto buscador da Apple

Alguns rumores em torno da Apple são como pêndulos. Eles se afastam e, uma hora ou outra, vêm à tona novamente — e, pelo título, dá pra ter ideia de que rumor é esse…

Publicidade

A possibilidade de a Apple lançar um mecanismo de busca próprio ja é ventilada há — pasmem — seis anos! Em 2014, comentamos que um ex-executivo da Intel afirmou que a Apple estava em vias de lançar o Found, um suposto projeto de um sistema de buscas desenvolvido enquanto Steve Jobs, cofundador da Apple, estava vivo — tudo, porém, não passou de “fogo de palha”, já que até hoje não vimos nada ser lançado nesse sentido.

Agora, porém, os rumores voltaram à superfície após uma publicação do desenvolvedor e CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Coywolf, Jon Henshaw. De acordo com ele, a Apple ainda poderá lançar um mecanismo de busca próprio para (tentar) desbancar o Google por diversas razões, algumas delas puramente tecnológicas.

A principal sustentação do argumento de Henshaw é de que não está claro se o recurso “Sugestões da Siri” ainda está usando o Google. De acordo com ele, a própria Apple está exibindo resultados de pesquisa com o Spotlight e “passando por cima” dos mecanismos de pesquisa.

GIF de buscador da Apple

Henshaw explica, ainda, que uma atualização do rastreador web (web crawler) da Apple, o “Applebot”, também foi feita em junho passado. Entre as mudanças, ele observou que a análise de tráfego da web nos sistemas da Apple estava vindo, de fato, do “Applebot” — o qual também passou a separar as pesquisas feitas em desktop e mobile.

Publicidade

Financeiramente, diz ele, a Apple já tem investido bastante em busca e neste momento não depende dos pagamentos anuais bilionários que o Google lhe faz para se manter como o buscador padrão no Safari — algo que também já está na mira de órgãos reguladores.

O desenvolvedor, porém, nota que tudo isso não passa de uma especulação baseada em “observação e nas conjunturas”.

Publicidade

Nesse ponto, tudo é baseado em observação e conjectura. Eles [a Apple] podem nunca lançar um mecanismo de busca. Também é possível que usuários de iOS, iPadOS e macOS o usem e nem mesmo saibam disso. Ele poderia ser tão integrado ao sistema operacional e aplicativos nativos que alertas e pesquisas Spotlight lentamente roubem as consultas que de outra forma seriam feitas no Google.

Como observado por Henshaw, um mecanismo de busca da Apple pode nunca vir à tona pois a empresa não teria a pretenção de lançar algo assim, de fato — e sim apenas aprimorar seus recursos existentes.

Nesse sentido, pode ser que a companhia esteja adotando novas ferramentas para melhorar a privacidade ou mesmo contemplando medidas legais de proteção aos seus usuários — tal como fez quando lançou seu próprio sistema de Mapas com o iOS 6, em 2012.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Deputado americano confirma comportamento “perturbador” da Apple em audiência antitruste

Próx. Post

Vendas de AirPods estão em alta, mas Apple perde terreno

Posts Relacionados