O melhor pedaço da Maçã.

Portugal lança app que alerta se você esteve próximo de alguém com COVID-19

Shutterstock.com
Homem de máscara segurando dois iPhones

Demorou, mas está aí: Portugal lançou hoje o seu aplicativo oficial que alerta caso você entre em contato com alguma pessoa com COVID-19.

Publicidade

O STAYAWAY COVID está disponível tanto para iOS quanto para Android e usa a tecnologia criada pela Apple e pelo Google para fazer esse monitoramento. O objetivo é auxiliar o país no rastreamento da COVID-19, obviamente — e, para isso, depende diretamente do uso da população.


Desculpe, app não encontrado.

O funcionamento é igual aos outros do gênero: uma vez instalado, o iPhone/Android do usuário informa se ele entrou em contato com alguém com COVID-19 usando identificadores aleatórios que não revelam dados pessoais ou coisas do tipo.

Publicidade

São dois tipos de alertas:

  • Ausência de risco de contato: se a pessoa não chegar perto de ninguém com COVID-19.
  • Risco elevado de contato: se a pessoa se aproximou de outra que está com COVID-19; o STAYAWAY COVID então faz o alerta, sugerindo que a pessoa fique em isolamento e entre em contato com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Assim como no app brasileiro, se alguém for infectado pelo vírus e ficar doente, receberá um código de validação do exame; é exatamente esse código que deve ser inserido no app para que o STAYAWAY COVID faça o seu trabalho e informe aos usuários que eles entraram em contato com alguém infectado e que, por isso, também podem ter contraído a COVID-19.

O site oficial do app conta com uma sessão de perguntas e respostas para quem ainda tem dúvidas sobre o funcionando do sistema de rastreamento. Se você mora em Portugal, baixe agora o app! 😉

dica do Diogo Pires

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #387: Fortnite fora da App Store, 120Hz no “iPhone 12 Pro”, AirPower, iPad Air com Touch ID no botão superior e mais!

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: My Luv for couples, Orquestra minúscula, The Atomic Dashboard e mais!

Posts Relacionados