Não sei vocês, mas um dos meus grandes passatempos nestes meses de quarentena tem sido assistir a vídeos com todos os tipos de estatísticas — nós mesmos já destacamos aqui um deles, com os modelos de iPhones mais populares mês a mês desde o lançamento do smartphone. Agora, o assunto é outro: navegadores.

Publicidade

O canal Pie Chart Pirate, do YouTube, condensou um levantamento dos browsers mais utilizados no mundo desde 1994 — ou, mais precisamente, um pouco depois do lançamento do primeiro navegador com interface gráfica, o Mosaic1.

A viagem é impressionante! Vale notar o lançamento estrondoso do Netscape em 1994 e o crescimento constante (e por vezes arrasador) do Internet Explorer. Interessante perceber também a ascensão e a queda do Firefox, que por um triz não tornou-se líder de mercado no final da década de 2000, e o domínio absoluto do Chrome nos anos recentes.

Para os usuários da Maçã, por outro lado, a trajetória do Safari não traz grandes surpresas: o navegador não atingiu 3% de share até 2007, com o lançamento do primeiro iPhone; com a chegada do iOS, o browser começou a ganhar terreno, mas sem nunca passar dos 20%.

Publicidade

O vídeo na verdade foi publicado no final de 2019 (daí a não ter dados de 2020, ainda), mas foi divulgado ontem no Twitter por Ben Tossell.

E você, está atualmente em qual (ou quais) das fatias?

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…