Telegram já está instalado em 35% dos smartphones brasileiros, mostra pesquisa O WhatsApp, por outro lado, está em 99%

Sabe aquela história de que o Telegram é “o melhor mensageiro que existe, pena que ninguém usa”? Bom, talvez seja melhor começar a rever isso: segundo um levantamento recente da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo já está presente em 35% dos smartphones brasileiros.

Publicidade

O avanço do Telegram é palpável: o mensageiro cresceu 16% em um ano, e 53% dos usuários afirmaram usar o aplicativo todos os dias ou quase todos os dias — número que permaneceu estável em relação ao ano passado. Cresceu, também, a proporção de usuários que enviam mensagens para canais dentro do mensageiro: eram 36%, agora são 48%.

Segundo o editor do Mobile Time, Fernando Paiva, o crescimento pode ter a ver com as limitações de compartilhamento introduzidas nos últimos meses pelo WhatsApp, pensadas para evitar a disseminação de fake news.

Analisando a coisa toda demograficamente, o Telegram tem adoção maior entre as classes A e B (46%) do que entre as C, D e E (33%), e é mais usado por homens (40%) do que por mulheres (31%). As faixas etárias mais populares do mensageiro são as de 30 a 49 anos (38%) e de 16 a 29 anos (36%).

Publicidade

Apesar de tudo, o WhatsApp ainda reina como principal mensageiro dos brasileiros: ele está presente em 99% dos smartphones do país. Entre os usuários que têm os dois aplicativos instalados, 95% disseram usar mais a plataforma do Facebook, enquanto apenas 5% apontaram o Telegram como mais usado.

Ou seja, é aquela história: esses 35% não valem mais do que zero se você não tiver um bom círculo social que esteja, de fato, usando o Telegram — é nisso que os desenvolvedores do aplicativo precisam focar se quiserem ser algo além da plataforma promissora, mas preterida.

A pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.046 pessoas ao longo do mês de julho. E vocês, como têm usado seus mensageiros?


Ícone do app Telegram Messenger

Telegram Messenger

de Telegram FZ-LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 7.0.2 (177.9 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.20.102 (139.5 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…