Pesquisa: o que consumidores mais querem no “iPhone 12” é uma bateria melhor (para variar)

De sábado para cá, realizamos mais uma pesquisa com leitores — desta vez, focada na vindoura linha “iPhone 12”.

Publicidade

Agradecemos aos 3.156 participantes e lhes trazemos, a seguir, todos os resultados com análises/comentários.

Você pode, é claro, clicar/tocar nos gráficos para ampliá-los:

Essa foi a questão principal da nossa pesquisa e permitia que cada participante marcasse três opções dentre todas as apresentadas.

De longe, com quase 45% das respostas, veio uma bateria melhor. Esse é um desejo constante de consumidores, especialmente no mundo iPhone, mas aqui eu cogito a possibilidade de boa parte dos participantes não terem um dos últimos iPhones (11, 11 Pro ou 11 Pro Max), até porque as baterias deles serem sim muito boas. Mas, claro, bateria nunca é demais.

Publicidade

Em segundo lugar, com pouco mais de 32%, temos um design renovado. Isso é algo sempre desejado em smartphones, e às vezes parece que muitos consumidores aceitariam um visual totalmente novo sem absolutamente nada mais alterado no aparelho, internamente. Bem, ao menos uma nova cor (azul-escura) deveremos ter este ano, sim.

Logo atrás, com 31%, veio um recorte/notch menor. Eu particularmente também espero isso (na verdade, achava que viria desde o ano passado), mas ao mesmo tempo é fato que muitos do que têm um iPhone moderno acabam “esquecendo” do notch no dia a dia. Claro que seria melhor um recorte menor (ou não ter recorte nenhum), mas ele definitivamente não incomoda tanto como alguns apontam.

Publicidade

Três das novidades bastante aguardadas para este ano — tela ProMotion de até 120Hz, suporte a redes 5G e um Face ID melhorado — registraram 19-21% dos votos cada. Logo depois veio a troca da porta Lightning por uma USB-C, algo infelizmente bem improvável de acontecer considerando os rumores de que a partir do ano que vem os iPhones não terão mais porta física nenhuma.

Lá no outro extremo da pesquisa, com 3-4% dos votos, tivemos suporte ao Apple Pencil (algo que até já pipocou em rumores, mas depois sumiu), recarga bilateral na traseira (outra coisa que era aguardada no ano passado), opção de 1TB de capacidade (realmente algo bem específico) e alto-falantes mais potentes (afinal, os dos iPhones já estão entre os melhores em smartphones).

Sobre esse (agora bem provável de se concretizar) polêmico rumor, queremos saber o quanto isso afetará a decisão da compra de vocês.

O número mais relevante de todos aí talvez seja o laranja: mais de um quarto dos nossos leitores dizem que a remoção dos EarPods e do carregador da caixa dos novos iPhones seria motivo suficiente para nem sequer considerarem a compra de um.

Publicidade

Isso, claro, se a Apple realmente não mexer em absolutamente nada nos preços nem oferecer alguma “contrapartida”, como um desconto na compra dos acessórios junto ao iPhone. E, se isso vier a se concretizar mesmo, o jeito é torcer para não ser seguido pelo resto da indústria, como já começou a especular-se por aí.

Por fim, entre os quatro aguardados novos modelos da linha “iPhone 12”, lhes perguntamos qual deles seria mais interessante para você.

Para melhorar a análise, excluamos os 13,8% que responderam não pretender comprar um iPhone da geração de 2020. Assim, os números passam a ser os seguintes:

  • “iPhone 12” (5,4 polegadas) — 18,7%
  • “iPhone 12 Max” (6,1 polegadas) — 15,9%
  • “iPhone 12 Pro” (6,1 polegadas) — 29,6%
  • “iPhone 12 Pro Max” (6,7 polegadas) — 35,8%

Me surpreendi com tão poucos optarem pelo aguardado novo modelo de 5,4″. Ainda seriam quase um em cada cinco, mas isso não reflete tanto assim o que ouvimos por aí de que o sonho de muitos consumidores seria um aparelho de última geração numa carcaça bem compacta.

Incrivelmente, os dois modelos “Pro” somados representam quase dois terços das respostas — mostrando que a galera realmente valoriza os diferenciais deles em relação aos modelos mais em conta.

·   •   ·

E aí, o que acharam dos resultados? Algo muito surpreendente ou tudo mais ou menos dentro do esperado? 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…