O melhor pedaço da Maçã.

Com dedo da Apple e da Amazon, padrão aberto de automação doméstica deverá chegar em 2021

145 empresas estão colaborando no desenvolvimento do projeto
App Casa (Home)

Lá se vão quase nove meses desde que ouvimos falar pela primeira vez sobre o Projeto Casa Conectada sobre IP (Project Connected Home over IP), um novo padrão aberto de automação doméstica desenvolvido em conjunto pela Apple, pelo Google, pela Amazon e pela Zigbee Alliance — que reúne gigantes do segmento como a IKEA, a Samsung SmartThings, a Signify e a Legrand.

Publicidade

Pois hoje, enfim, temos novidades sobre a empreitada. Em uma nova postagem no seu site oficial, a Zigbee anunciou que o projeto continua em desenvolvimento e poderá ser lançado para o consumidor final no ano que vem — as especificações gerais do padrão serão liberadas já no fim de 2020, para que as fabricantes possam se preparar.

O texto detalhou também em quais tipos de dispositivos o padrão focará, ao menos inicialmente. Eles incluem aparelhos de elétrica e iluminação (lâmpadas, tomadas, plugues, interruptores), termostatos, ar-condicionados, controles de acesso (como fechaduras inteligentes e portas de garagem), sensores e sistemas de segurança, cortinas e protetores de janelas, televisores e pontos de acesso — outras categorias poderão ser adicionadas futuramente, com o desenvolvimento posterior da tecnologia.

Da época do anúncio original até hoje, outras empresas juntaram-se à empreitada — o número de companhias participantes cresceu de “algumas dúzias” para 145 membros ativos no desenvolvimento do padrão, incluindo quatro novas parceiras estratégicas: a ASSA ABLOY, a Resideo, a STMicroeletronics e a Tuya. Ou seja, fica evidente que o projeto está atraindo atenções de todo o mundo tecnológico e dos segmentos de construção e equipamentos domésticos.

Publicidade

O Projeto Casa Conectada sobre IP já tem um repositório no GitHub, e a Zigbee prometeu trazer mais novidades sobre o padrão nos próximos meses. Fica a torcida para que tudo corra bem, portanto.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones poderão ter alto-falantes que expelem água, como os Apple Watches

Próx. Post

Baixe wallpapers inspirados no convite do evento especial do “Apple Watch Series 6”

Posts Relacionados