Facebook acusa Apple formalmente de práticas anticompetitivas na Comissão Europeia Um verdadeiro duelo de titãs

Já sabemos que, na briga da Apple contra o resto do mundo por conta de possíveis práticas monopolistas em Cupertino, o Facebook está do lado do resto do mundo — a empresa já manifestou opiniões bastante enérgicas contra a Maçã, principalmente por meio de seu fundador e chefão Mark Zuckerberg. Pois, agora, é pra valer.

Publicidade

De acordo com o Business Insider, o Facebook denunciou formalmente a Apple por práticas predatórias na App Store à Comissão Europeia. A ação faz parte do Digital Service Act (Ato de Serviços Digitais), programa do órgão que pretende limitar o domínio de gigantes tecnológicas como a Apple, a Amazon, o Google e — sim — o próprio Facebook.

Respondendo um questionário da comissão, a empresa declarou o seguinte:

O Facebook é um desenvolvedor que usa as lojas de aplicativos dos dois principais sistemas operacionais de smartphones para distribuir seus apps. Nós encontramos desafios relacionados a distribuição e monetização na plataforma da Apple, o iOS, e sua App Store. […] A App Store é a única forma de desenvolvedores chegarem aos consumidores nos dispositivos da Apple. Como qualquer desenvolvedor, nós enfrentamos desafios na aplicação das diretrizes da Apple e nos controles envolvendo pagamentos dentro de apps, jogos, ferramentas de login e anúncios online. Em todas essas categorias, a Apple criou regras que privilegiam seus próprios serviços e fluxos de receita em detrimento de outros.

A gigante de Zuckerberg apontou ainda que sofreu perdas financeiras por conta das políticas “injustas” da App Store, citando o caso do Facebook Gaming. A empresa citou ainda as futuras (e adiadas) mudanças do iOS 14, que causarão um impacto na indústria dos anúncios online — segmento em que o Facebook gera boa parte das suas receitas.

Publicidade

Agora, as atenções voltam-se para a Comissão Europeia: ela tem realizado investigações intensas sobre a Apple e as demais gigantes tecnológicas, e é possível que vejamos algum resultado prático de todo esse processo já nos próximos meses. Vamos acompanhar.


Ícone do app Facebook

Facebook

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 288.1 (464.4 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…