O melhor pedaço da Maçã.

COVID-19: Inglaterra e Escócia lançam seus apps de alerta de exposição

Antes tarde do que nunca
Protect Scotland, app de alerta de exposição ao Coronavírus da Escócia

O mundo já começa a dar sinais de um movimento de volta à normalidade (em uns lugares mais que outros, naturalmente), mas isso não significa que o novo Coronavírus (COVID-19) tenha se escafedido: até que chegue a tão esperada vacina, ainda precisamos tomar todas as precauções necessárias e praticar o máximo possível de isolamento social.

Publicidade

Por isso, vários países continuam lançando seus aplicativos próprios de rastreamento e alerta de contato com pessoas infectadas — integrados, claro, à API desenvolvida em conjunto pela Apple e pelo Google. O exemplos mais recentes vêm do Reino Unido.

Inglaterra e País de Gales

O governo britânico anunciou que a Inglaterra e o País de Gales receberão um app unificado de alerta de contato, a ser lançado no dia 24 próximo. O aplicativo foi desenvolvido pela NHS (National Health Service, o sistema de saúde público universal do país) depois de meses de idas e vindas, em que o Parlamento Britânico não decidia se iria adotar ou não a API da Apple e do Google.

O aplicativo trará algumas cartas na manga não muito comuns para apps do tipo: usuários poderão, por exemplo, escanear códigos QR para registrar visitas a determinados locais de alta concentração (como hospitais, shoppings, restaurantes ou centros empresariais), ajudando as autoridades a monitorar a disseminação do vírus.

Escócia

Separadamente, a Escócia anunciou a chegada do seu próprio aplicativo, o Protect Scotland.

Publicidade

Desenvolvido pela sucursal local da NHS, o app tem as funcionalidades já esperadas da categoria: é possível adicionar resultados de testes, ligar ou desligar as notificações de exposição e obter dicas de como proceder caso você esteja com sintomas da COVID-19. O aplicativo já está disponível na App Store e no Google Play.

YouTube video

Vale lembrar que, para brasileiros, o aplicativo Coronavírus – SUS já está integrado desde o mês passado à API da Apple e do Google; Portugal também já tem o seu próprio app, assim como dezenas de outros países ao redor do mundo. E, como sempre dizemos, quanto mais gente usar, melhor.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: AirPods Pro com mais de 20% de desconto!

Próx. Post

“iPhones 12” entram em produção em massa sem tela de 120Hz, diz leaker

Posts Relacionados