Xcode 12 já está disponível para desenvolvedores; novos sistemas da Apple trazem inúmeras correções de segurança

Se você não passou as últimas horas debaixo de uma pedra, certamente já sabe que a Apple liberou seus novos sistemas hoje à tarde. E, com o iOS 14, o iPadOS 14, o watchOS 7 e o tvOS 14, chegou também o Xcode 12 — para que os desenvolvedores possam criar e adaptar seus aplicativos para os novos sistemas, claro.

Publicidade

O novo Xcode traz todos os SDKs1 necessários para construir aplicações integradas aos recursos dos novos sistemas. No caso do iOS/iPadOS, por exemplo, é possível construir os App Clips, acessar o WidgetKit para criar widgets e o StoreKit para testar e implementar compras internas nos aplicativos.

O software também trouxe melhoras próprias, como uma interface atualizada que abre documentos em abas e pode redimensionar fontes de acordo com os padrões do sistema (o usuário também pode personalizar isso manualmente). A janela Organizer, por sua vez, ganhou melhorias e exibe novas métricas de aplicativos, como falhas em animações e rolagens.

Por fim, a linguagem de programação Swift tem também melhorias de performance, enquanto o Swift Package Manager traz suporte a mais recursos e localizações. O Xcode, como de costume, pode ser baixado gratuitamente na Mac App Store — mas você precisa de uma conta de desenvolvedor da Apple para utilizá-lo.


Ícone do app Xcode

Xcode

de Apple

Compatível com Macs
Versão 12.0 (11.2 GB)
Requer o macOS 10.15.4 ou superior
Screenshot do app XcodeScreenshot do app XcodeScreenshot do app XcodeScreenshot do app XcodeScreenshot do app Xcode

Melhorias de segurança

Vale aqui, também, destacar as melhorias de segurança trazidas pela Apple nos seus novos sistemas, no Safari 14 e no próprio Xcode 12.

O iOS/iPadOS 14, por exemplo, traz correções de falhas que impactam seu kernel, impedem a ação de agentes maliciosos ao identificar o padrão de uso de outros aplicativos e um ataque que permitia o acesso a dispositivos com a tela bloqueada.

Publicidade

O Safari 14, por sua vez, traz correções para um problema que permitia a execução de códigos remotamente e outro que abria a possibilidade de ataque por scripts.

Aos interessados, as listas completas de correções de segurança podem ser lidas nos seguintes artigos de suporte da Apple: iOS/iPadOS 14, watchOS 7, tvOS 14, Safari 14 e Xcode 12. Elas são tão importantes quanto novidades visuais e em recursos. 😉

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…