O melhor pedaço da Maçã.

Monetize um app vendendo apps

Se você é um desenvolvedor de apps para iPhone (ou almeja tornar-se um), uma pergunta pode levá-lo ao desespero em pouco tempo: “como eu posso ganhar dinheiro com minha obra?” A solução mais direta pode ser cobrar por ela — algo que a Apple conseguiu tornar fácil como nunca –, mas outra forma muito visada é a implementação de anúncios dentro do app — que costuma gerar reações negativas dos consumidores.

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Pois apresento-lhes iMafia (link para a App Store), um jogo que poderia ser só mais um MMO para iPhone OS, se não introduzisse uma nova forma de fazer dinheiro: uma loja virtual dentro do app, na qual você compra coisas com dinheiro de verdade.

O sistema, fruto da criatividade do pessoal na PlayMesh, permite que o jogador compre conteúdo especial para o jogo junto com apps de outros desenvolvedores sem sair do iMafia. Aí vem a questão: como a Apple permitiu isso?! É mais simples do que parece: ela lucra com as vendas dentro do app da mesma forma como lucraria com as vendas na iPhone App Store — sem falar que o que é vendido tem que passar pelo processo de aprovação da loja oficial. Pelo que pude perceber, a loja dentro do jogo tem uma relação bem próxima com a App Store e essa seria a forma de fazer tudo passar pela malha fina (ou até contar com a colaboração) da Maçã.

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Cada vez que você compra apps dentro do iMafia, ainda ganha "PlayMesh Points"

Segundo Charles Ju, um dos desenvolvedores:

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Depois de uma vasta pesquisa sobre o porquê de jogos sociais não estarem disponíveis no iPhone, percebemos que havia dois componentes faltando: uma rede social com infraestrutura e uma forma fácil de gerar dinheiro através da venda de produtos virtuais. Apostamos e desenvolvemos ambos, algo que deu um retorno muito além das nossas expectativas mais loucas.

No final do dia, o resultado da soma é o seguinte: um jogo que poderia custar US$10 é distribuído de graça, o desenvolvedor lucra vendendo espaço dentro do app, outros desenvolvedores podem aproveitar-se disso para conseguir um pouco de exposição (o iMafia teria posto dois apps na lista Top 100 de jogos pagos, de acordo com Ju) e a Apple vê mais e mais vendas se acumulando em seus gráficos para a próxima keynote do(a) [nome de CEO da época aqui]. Acho que todo mundo saiu ganhando, né?

[Via: Gizmodo.]

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