O melhor pedaço da Maçã.

União Europeia poderá obrigar Apple a abrir NFC do iPhone para outros sistemas de pagamento

Tal legislação teria de considerar todos os riscos de segurança envolvidos, segundo o bloco
iPhone sendo usado para compra com o Apple Pay

Se o título acima está lhe dando uma leve sensação de déjà vu, é porque publicamos um artigo bem parecido há menos de um ano — àquela época, entretanto, a bola da vez era apenas a Alemanha. Agora, a União Europeia como um todo é que está considerando forçar a Apple a abrir o chip NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. do iPhone (e do Apple Watch) para que o aparelho admita sistemas de pagamento da concorrência.

Publicidade

As informações são da Bloomberg2Matéria fechada para assinantes.: segundo a reportagem, o bloco econômico está discutindo leis mais abrangentes, que impediriam fabricantes em geral de restringir o acesso aos chips NFC dos seus dispositivos para sistemas de pagamento de terceiros.

Em paralelo aos reforços atuais e futuros para leis de livre concorrência, a Comissão [Europeia] examinará se é apropriado propor uma legislação que assegure o direito de acesso — sob condições justas, razoáveis e não-discriminatórias — a infraestruturas técnicas consideradas necessárias para suportar o gerenciamento de sistemas de pagamento.

A UE não cita a Apple em nenhum momento, mas fica claro que a Maçã é um dos principais alvos das (possíveis) novas leis: a empresa, afinal de contas, é a única fabricante de grande porte que limita os chips NFC dos iPhones e Watches para uso exclusivo com seu sistema de pagamentos, o Apple Pay.

O relatório completo do bloco, com detalhes sobre a nova proposta, será liberado na semana que vem; os documentos recebidos pela Bloomberg, entretanto, deixam claro que qualquer legislação que possa vir a entrar em vigor terá de levar em conta “os potenciais riscos de segurança que tal acesso poderia trazer”.

Publicidade

Vale lembrar que, no caso da Alemanha do ano passado, a Apple citou justamente preocupações relacionadas à segurança de dados e informações financeiras dos usuários para manter o seu ecossistema fechado a outros sistemas de pagamento. Se as leis europeias entrarem em vigor, portanto, a Maçã e os legisladores terão de entrar em um consenso sobre o que representaria e o que não representaria um risco aos usuários.

Opiniões? 🗣

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.
  • 2
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Nike Run Club ganha boas melhorias nos Apple Watches Nike

Próx. Post

Google Meet adiciona desfoque de fundo e novo modo de visualização com até 49 pessoas

Posts Relacionados