Liquid Mode, recurso do Adobe Acrobat Reader para facilitar leitura de PDF

Qualquer pessoa que já tentou ler um arquivo PDF num smartphone sabe o calvário que é lidar com as letrinhas minúsculas, a inflexibilidade do formato e as técnicas para tornar a leitura mais confortável (ou mesmo possível) — como virar o aparelho na horizontal ou empregar a boa e velha prática do zoom e rolagem.

Publicidade

A Adobe, entretanto, resolveu colocar a mão na massa para tornar a nossa vida mais fácil. E, com com uma mãozinha do Sensei (a ferramenta de aprendizado e máquina da empresa), ela parece ter conseguido — basta dar uma olhada no novo recurso do Acrobat Reader, batizado de Liquid Mode.

O recurso, que estava em testes há alguns meses e agora está chegando para todos os usuários, reconhece os elementos do seu documento e os reorganiza/redimensiona na página de forma que você possa lê-los sem acrobacias ou zooms estrambólicos. A fonte fica maior, as quebras de linha são adaptadas para as telas menores, os títulos tornam-se mais destacados e imagens/gráficos são redimensionados para ocupar a tela inteira, por exemplo.

Mais do que isso, o Liquid Mode torna todo o texto do documento buscável/copiável e separa as seções do PDF com base nos títulos, para que você possa chegar à parte desejada rapidamente. É possível, ainda, personalizar os tamanhos e estilos de fonte, bem como o espaçamento entre linhas e palavras, para tornar a leitura ainda mais confortável.

Naturalmente, o recurso não é absolutamente infalível: será mais difícil, por exemplo, lidar com aqueles famigerados arquivos com livros inteiros escaneados, que passam aos borbotões nas mãos de universitários do mundo todo. Ainda assim, não custa experimentar a performance do Liquid Mode em qualquer tipo de documento — qualquer praticidade na hora da leitura, afinal, é muito bem-vinda.

O recurso já está disponível gratuitamente no Acrobat Reader para iOS e Android, e em breve chegará também às versões desktop e web do software.


Ícone do app Adobe Acrobat Reader: Ler PDF

Adobe Acrobat Reader: Ler PDF

de Adobe Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 20.09.01 (251.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…