Aviso importante sobre os comentários do nosso site

Discussão

Comentários em sites não são um “problema” de hoje. Falando especificamente da nossa casa, o MacMagazine, já experimentamos algumas soluções além do Disqus (como, por exemplo, comentários do Facebook), chegamos até mesmo a fechar esse espaço por um tempo e depois, após pedidos de muitos leitores, voltamos a oferecer essa área de discussão/interação.

Publicidade

Mas as coisas pioraram bastante nos últimos meses — reflexo, é claro, do mundo polarizado em que viemos. Em qualquer artigo, pessoas começam a discutir sobre política de uma forma muito mais áspera do que a aceitável. Nos últimos dias, contudo, esse tipo de discussão acabou passando do ponto em um artigo abordando o aumento de preços de produtos Apple no Brasil.

Por conta do último evento especial da Apple (é uma semana muito movimentada, com muitas notícias e novidades para cobrirmos), não conseguimos fazer a moderação desse espaço da maneira ágil que normalmente fazemos. E, com o espaço completamente “aberto”, a linha do bom senso foi ultrapassada.

Ficamos tristes em ver pessoas se provocando, se xingando, se desrespeitando e se agredindo — algo que vai totalmente contra as regras de comentários do nosso site. Ainda que seja um espaço democrático e pessoas possam falar sobre política, futebol e religião — ou qualquer outra coisa —, somos um site de tecnologia e a conversa, aqui, deveria ser focada nesse assunto, de preferência centrada no conteúdo do artigo em si.

Publicidade

Essas brigas e discussões só prejudicam e afastam as pessoas que realmente estão interessadas em usar o espaço da forma correta, com o propósito que ele foi criado. O leitor Giancarlo Silva resumiu tudo muito bem:

Comentário de leitor
Clique/toque para ampliar

Por conta desse recente episódio, decidimos fazer algumas mudanças:

  1. Atualizamos as nossas regras de comentários. Sugiro que todos as leiam antes de comentarem novamente, isso não leva mais do que dois minutos.
  2. Vamos priorizar discussões saudáveis e pertinentes. A partir agora, qualquer deslize ou infração da nossa política será motivo de banimento (sem aviso prévio, afinal, este artigo serve justamente como tal).
  3. Analisando os comentários do artigo em questão que gerou a discussão, nós poderíamos banir alguns (sim, no plural) leitores. Contudo, estamos justamente dando uma nova chance para todos se adequarem às regras — chance essa que não será dada novamente. Então, se você gosta de participar dessa comunidade, por favor respeite-as.

Faremos de tudo para deixar esse ambiente mais saudável e convidativo para leitores que realmente estão interessados em assuntos pertinentes aos temas levantados pela nossa editoria.

Contamos com a colaboração de vocês! 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…