O melhor pedaço da Maçã.

Apple isenta Facebook de taxas na App Store para venda de eventos

Outros serviços, como o Airbnb e o ClassPass, também serão beneficiados

E parece ao menos uma das batalhas entre a Apple e o Facebook chegou a um acordo. Refiro-me ao recurso de eventos online da rede, em que usuários podem vender aulas, workshops, transmissões, gravações de podcasts e mais conteúdos para outros usuários, tudo diretamente pelo Facebook.

Publicidade

Como já explicamos, a gigante de Mark Zuckerberg anunciou que não cobraria taxas dessas transações até agosto de 2021, como uma forma de colaborar com profissionais e pequenos negócios sofrendo por conta da pandemia. A Apple, entretanto, manteve o pé firme e afirmou que continuaria cobrando os seus 30% para a compra de eventos online no aplicativo do Facebook para iOS; a Maçã barrou, inclusive, um aviso da rede que explicitava essas taxas aos usuários.

Eventos online pagos do Facebook

Agora, a harmonia — temporária: de acordo com o Facebook, a Apple anunciou que não cobrará taxas desses eventos online até o fim do ano e permitirá que a rede use o Facebook Pay para a cobrança dessas operações. Segundo a gigante de Mark Zuckerberg, todos os usuários e pequenos negócios poderão desfrutar da novidade, exceto desenvolvedores do Facebook Gaming.

A Apple confirmou a notícia ao The Verge, e adicionou que estendeu essa política temporária a todos os aplicativos que oferecem serviços semelhantes, como o Airbnb e o ClassPass. A categoria de jogos, por sua vez, não foi agraciada com a suspensão das taxas porque, de acordo com a Maçã, o segmento não foi afetado com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Publicidade

Apesar do acordo, o Facebook não ficou totalmente satisfeito com os termos da Maçã. O porta-voz Joe Osborne, por exemplo, criticou o fato de que a liberação das taxas por parte da Apple valerá somente por três meses, enquanto a rede estenderá o benefício até agosto de 2021. Já o vice-presidente de jogos do Facebook, Vivek Sharma, afirmou o seguinte:

A decisão da Apple de não cobrar sua taxa de 30% em eventos online pagos tem um detalhe: criadores de jogos não poderão usar o Facebook Pay em eventos pagos no iOS. Nós infelizmente tivemos de fazer essa concessão para conseguirmos o alívio temporário aos demais negócios. Para quaisquer criadores do Facebook Gaming que queiram vender seus eventos, nós não cobraremos nenhuma taxa para compras feitas pelo Facebook no desktop até agosto de 2021. Sabemos que os tempos são difíceis, e continuaremos ajudando nossa comunidade de criadores de jogos onde pudermos.

Vamos, portanto, acompanhar os próximos passos dessa história — pelo visto, as rusgas entre a Apple e o Facebook estão longe de desaparecer.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App usa inteligência artificial para extrair voz e instrumentos de qualquer música

Próx. Post

Facebook quer que Messenger possa ser o mensageiro padrão do iOS

Posts Relacionados