Já sabemos que, dentre as várias novidades do iOS 14 relacionadas à tela de início do sistema, a Biblioteca de Apps é muito legal para quem gosta de organização.

Publicidade

Você pode simplesmente “eliminar” apps menos usados das suas telas e organizá-las da forma como bem entender, abusando (caso queira) dos widgets e dos ícones personalizados. Quanto aos apps ocultos, todos vão morar na Biblioteca de Apps — uma tela adicional, localizada à direita da sua última página na tela de início. Abaixo, explico como ela funciona.

Adicionando apps

É muito simples relegar um aplicativo em questão à Biblioteca de Apps. Na verdade, todos os seus apps estão listados lá. O que você pode fazer é deixar apenas os mais usados/importantes na(s) tela(s) inicial(is).

Para tirar um app de uma das suas telas e deixá-lo apenas na biblioteca, basta tocar e segurar o ícone em questão, depois tocar em “Remover App” e em “Mover para a Biblioteca de Apps”.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Você pode, ainda, ocultar páginas inteiras da tela de início: basta manter o dedo pressionado numa área vazia da tela e, em seguida, tocar nos pontos próximos à parte inferior da tela (aqueles que indicam em que página você está). Por fim, toque no círculo para desativar a página que você quer ocultar e toque em “OK”; em seguida, todos os apps daquela página ficarão acessíveis somente na Biblioteca de Apps.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Você também pode configurar o iOS para que novos apps baixados apareçam apenas na biblioteca, sem ocupar espaço na tela de início. Para isso, basta ir a Ajustes » Tela de Início e escolher a opção “Apenas à Biblioteca de Apps”.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Note que você tem, ainda, a opção de esconder os badges de notificação ao desmarcar a opção “Mostrar na Biblioteca de Apps”.

Navegando na biblioteca

Acessando a biblioteca (que, como mostramos, pode estar a uma deslizada para a esquerda de distância), você verá grupos de aplicativos. Os dois na parte de cima são fixos: primeiro temos as sugestões (aplicativos que você pode querer usar naquele momento, de acordo com a inteligência artificial do iOS) e os adicionados recentemente.

Biblioteca de Apps do iOS 14

Em seguida, temos grupos de apps divididos por categoria — utilitários, produtividade, criatividade, jogos, redes sociais, leitura e o que mais o sistema identificar como digno de ser agrupado. Sim, o sistema: a ideia é que a Biblioteca de Apps aja de forma totalmente automática nessa organização, então você não pode reorganizar os aplicativos de acordo com a sua preferência (ao menos nessa fase inicial).

Cada grupo tem três apps destacados (os mais usados/importantes desse determinado grupo); estes, você pode tocar na própria visão geral da biblioteca apps para abrir imediatamente. Para ver os demais aplicativos dentro de um grupo, basta tocar no quadrante inferior direito, onde você verá ícones menores de alguns dos outros apps ali contidos.

Biblioteca de Apps do iOS 14

A Biblioteca de Apps conta ainda com uma lista completa, em ordem alfabética, de todos os seus apps instalados; basta deslizar o dedo para baixo a partir da barra de busca superior para navegar por essa tela. Também é possível usar a busca, claro, para chegar ao app desejado — neste caso, enquanto você digita, os resultados vão sendo filtrados.

·   •   ·

Publicidade

Pronto! Agora você já domina plenamente a Biblioteca de Apps e pode usar esse conhecimento para organizar suas telas de início de uma forma ainda mais poderosa. Não deixe de postar suas criações aqui abaixo, assim como dar quaisquer outras dicas que você tenha.

Até a próxima! 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…