O iOS 14 chegou e, com ele, muitas novidades. Uma, contudo, intrigou algumas pessoas — inclusive leitores do MacMagazine que nos mandaram por email e nas redes sociais. Estou falando de um novo ícone que surgiu na Central de Controle de alguns iPhones.

Publicidade

Você leu certo, “alguns”. Como pode? Bem, a gente explica.

Novo ícone (leitor de etiquetas NFC) na Central de Controle de iPhones mais antigos
Imagens: Jansen Barros

Esse último ícone listado na Central de Controle é um leitor de etiquetas (tags) NFC1 e apareceu em iPhones 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X.

Se você tem um iPhone mais recente, o ícone não apareceu. Isso porque os iPhones mais novos contam com o que chamamos de leitura passiva. Isso quer dizer que você não precisa fazer nada para que o aparelho interaja com etiquetas NFC, apenas chegar perto delas.

Publicidade

Os iPhones que receberam esse ícone na Central de Controle, por sua vez, são dotados de leitura ativa, ou seja, você precisa necessariamente informar ao telefone que deseja procurar por uma etiqueta NFC.

E, com a chegada do iOS 14, a Apple lançou os App Clips (Clipes de Apps), que nada mais são do que miniversões gratuitas de apps. Uma das formas de você encontrar e baixar um App Clip, por exemplo, é entrando em uma loja e se deparando com uma etiqueta NFC.

Para facilitar as coisas aos usuários desses iPhones mais antigos, a Apple tratou de colocar esse ícone na Central de Controle — como disse, iPhones mais novos apenas precisam chegar perto dessas etiquetas para que tudo seja reconhecido.

App Clips

Vale notar que, apesar de os iPhones 6s e 6s Plus rodarem o iOS 14 e terem um chip NFC, nesses aparelhos a tecnologia é completamente fechada e funciona apenas com o Apple Pay — por isso, o tal ícone não apareceu na Central de Controle desses modelos.

Explicado? 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…