O melhor pedaço da Maçã.

Incrível: um dia depois da brincadeira de Ballmer, Google lança notas de rodapé no Docs

Estou abismado: enquanto pesquisava informações acerca da declaração de Steve Ballmer sobre o Yahoo! para um artigo que publiquei mais cedo, encontrei um vídeo com um pedaço do Gartner Symposium/ITxpo 2008 de ontem, ocasião na qual o CEO da Microsoft soltou a tal pérola sobre a companhia de buscas.

Publicidade

Porém, nos quase 4 minutos a que você assistirá abaixo, um dos assuntos provocados em Ballmer foi o Google Docs. Além de defender com unhas e dentes o Office e reiterar os esforços da gigante de Redmond para proporcionar uma versão live mais rebuscada, uma das coisas que ele falou foi que o Docs “nem sequer oferece notas de rodapé”, confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FP6aTjitfX8[/youtube]

Coincidência diabólica ou não, o Google acaba de adicionar o recurso à sua suíte online — menos de 24 horas depois do evento e da declaração de Ballmer!

O recurso é muito útil para quem trabalha constantemente com relatórios acadêmicos ou livros, por exemplo. Notas de rodapé (footnotes) podem ser adicionadas no Docs, agora, por uma nova opção no menu Insert.

“As notas de rodapé aparecem na tela à margem do documento e no final da página, quando impressas. Você pode conferir como elas aparecerão quando impressas selecionando Print (Command + P) ou Download file as… PDF, no menu File. Haverá, ainda, um marcador de nota de rodapé no próprio documento, designado por um sinal de sustenido (#). Você pode arrastar e soltar uma nota de rodapé onde quiser no documento, simplesmente clicando no sinal de sustenido e arrastando”, diz a página de ajuda do Google.

O site Google Operating System reconheceu o bom trabalho do Google na implementação de notas de rodapé na interface do Docs, mas afirma que elas deveriam aparecer no final da página e que deveriam ser numeradas. Infelizmente, outra grande falta que ainda persiste na suíte é a ausência do recurso de paginação. Outra pendência de compatibilidade é que processadores de texto mostrarão as notas de rodapé como notas de conclusão, ao final do documento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Portable Super Multi Drive da AMEX é um belo gravador Blu-ray portátil para Macs

Próx. Post

Revista Mac+ lança edição especial para os “maçãs verdes”

Posts Relacionados