Acabamos de falar sobre uma nova ferramenta do Facebook que unifica alguns recursos para gerenciar e publicar em suas plataformas, incluindo o Messenger e o Instagram. Agora há pouco, a empresa divulgou que está aproximando ainda mais os dois últimos serviços.
Mais especificamente, o Facebook começará a incorporar mais recursos do Messenger no chat do Instagram (Direct Messages, ou DMs), incluindo a capacidade de enviar mensagens (e efetuar ligações) entre os dois aplicativos. Segundo a empresa, o recurso já vem sendo testado há alguns meses e agora deverá ser distribuído aos poucos para todos os usuários de ambos os serviços.
Com a mudança, usuários do Instagram serão solicitados a obter “uma nova forma de enviar mensagens”. Com isso, essas pessoas podem alcançar usuários do Facebook que não têm contas no Instagram e vice-versa — segundo o Facebook, porém, será possível controlar quais usuários de plataformas diferentes poderão entrar em contato com você.
Ademais, uma série de outros recursos serão incorporados à integração entre os apps, como a recém-anunciada opção para assistir a vídeos juntos (Watch Together), personalização de cores, reação com emojis personalizada, efeitos de mensagem animados, entre outros.
Embora a novidade pareça uma unificação entre Messenger e Instagram, o Facebook destacou que o objetivo deles com o recurso não é unir contas entre plataformas ou combinar caixas de entrada — afinal, ainda será possível enviar e receber mensagens em ambas as plataformas separadamente.
Novidades do Instagram
O recurso também levará novidades ao Instagram — algumas delas já disponíveis no Messenger. Por exemplo, será possível encaminhar mensagens, adicionar reações ou apagar mensagens automaticamente com um novo “modo temporário”.
A atualização também dá ênfase às ferramentas para relatar assédio e outros comportamentos proibidos, já que o Messenger tem relatórios mais sofisticados.
O Facebook explicou que está lançando esses novos recursos no Instagram e no Messenger em alguns países (não especificados) ao redor do mundo, mas que pretende expandi-los globalmente em breve.
via TechCrunch