O melhor pedaço da Maçã.

Conceito mostra como a Apple poderia adicionar widgets à tela inicial do iPadOS 15

Não é tão simples quanto parece, mas a solução é evidente

Os widgets na tela de início são a grande novidade (ou uma delas, pelo menos) do iOS 14, mas os usuários de iPads ficaram chupando dedo: nos tablets da Maçã, só é possível adicionar os elementos à tela “Hoje”, assim como já acontecia no iPadOS 13. Basicamente, ganhamos um visual modernizado para eles e, é claro, um acervo muito maior.

Publicidade

Pensando nisso, o designer Matt Birchler resolveu colocar a mão na massa e imaginar como um vindouro iPadOS 15 poderia incluir os famigerados widgets na tela inicial dos tablets. E, ao contrário do que você pensa, não — a tarefa não é exatamente trivial.

YouTube video

O desafio maior está no fato de que a distância entre os ícones de aplicativos, no iPad, é muito elástica: ela varia significativamente de acordo com o modelo, a orientação de tela e com o fato da tela “Hoje” estar ativa ou não.

De fato, o espaçamento entre os ícones pode variar de 38 a até 137 pixels, dependendo da configuração — e, mais problemático ainda, nem sempre a grade de apps forma quadrados perfeitos nesses espaçamentos, o que dificultaria o redimensionamento e a consistência dos widgets.

Publicidade

Além disso, vale lembrar que a tela de início dos iPads pode ser vista tanto em modo vertical (retrato) quanto horizontal (paisagem), o que também afeta não só o espaçamento, mas também a própria disposição dos ícones de apps — e, consequentemente, dos futuros widgets.

Para isso, Birchler propôs uma mudança simples: na visão dele, o iPadOS 15 disporia os ícones de apps de forma mais consistente, formando sempre quadradinhos na grade. Desta forma, os widgets também sempre teriam proporções fixas e poderiam ser redimensionamos de forma mais consistente — reduzindo-se quando os ícones fossem “espremidos” e expandindo-se em visões mais abertas.

A solução, claro, não chega a ser uma reinvenção da roda: esse é um daqueles casos em que é possível arriscar que a Apple não trouxe a novidade para os iPads para ter um coelho na cartola no ano que vem. Ainda assim, fica aí a sugestão para os engenheiros da Maçã. 😉

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Série de comédia musical do Apple TV+ ganha mais detalhes e dez novos atores

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Qwerty • Typing Races, Watch Notes by FlickType, NanoBrowser e mais!

Posts Relacionados