Processo “accountsd” está consumindo 400% da CPU de alguns usuários no macOS Catalina 10.15.7 Ainda não há uma solução oficial para o problema, mas você pode tentar seguir alguns passos

Atualizou para o macOS Catalina 10.15.7 e seu computador foi acometido por uma onda intensa de lentidão e travamentos? Você pode ter companhia.

Publicidade

Um bom número de usuários relatou, após a atualização para o novo sistema, uma anomalia no processo accountsd, framework responsável por gerenciar contas externas salvas no macOS e permitir que seus apps e serviços sejam usados sem precisar fazer login todas as vezes.

Processo accountsd exigindo 450% da CPU no macOS Catalina 10.15.7
📷 Usuário fpmalard2017 nos fóruns da Apple

O problema: ao acessar o Monitor de Atividade, o sistema acusa usos altíssimos — e anormais — por parte do processo, às vezes ultrapassando os 450%. Isso, obviamente, torna o computador extremamente lento, já que o framework exige todo o poder de processamento da máquina (ou, mais precisamente, até 4,5x mais do que ela é capaz de entregar). Em alguns casos, torna-se impossível até mesmo mexer o cursor do mouse.

Para que fique claro, a anomalia do accountsd não é exclusiva do macOS 10.15.7: usuários já relataram problemas parecidos anteriormente, mas de uma forma mais dispersa ao longo dos anos — agora, parece que a atualização para a nova versão causou a falha em uma quantidade maior de máquinas.

Publicidade

O problema é que, até o momento, não há um comunicado ou uma solução oficial por parte da Apple. Esperamos que o problema seja corrigido numa atualização futura do macOS Catalina (e/ou na versão inicial do macOS Big Sur), mas, por ora, alguns usuários afetados sugeriram uma série de soluções que, ao menos em seus casos, resolveram a anomalia.

Listamos abaixo alguns deles, para quem estiver sofrendo a mesma coisa:

  • Nas Preferências do Sistema, clique em “Contas de Internet”. Apague todas as contas cadastradas, reinicie o Mac e cadastre-as novamente.
  • Desabilite a detecção automática de ajustes no Mail (Mail » Preferências » Contas » Avançado).
  • Tente reinstalar o macOS Catalina 10.15.7 na versão “Combo”.
  • Faça logout no seu ID Apple no Mac (Preferências do Sistema » ID Apple » Visão Geral » Finalizar Sessão), reinicie o computador e faça login novamente.

Vamos, portanto, esperar que uma solução definitiva saia o quanto antes. Como está a situação por aí?

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…