O melhor pedaço da Maçã.

Executivo da Apple fala sobre chip A14, aprendizado de máquina e Face ID com máscara

O grande trunfo do processador é na área do aprendizado de máquina, aparentemente
A14 Bionic

Anteontem, falamos aqui sobre os (prováveis) benchmarks do chip A14 Bionic, que estreará nos novos iPads Air (e, futuramente, nos “iPhones 12”), e comentamos sobre os prospectos positivos trazidos pelo novo processador. Pois hoje, o vice-presidente de arquiteturas de plataforma da Maçã, Tim Millet, falou mais sobre o futuro chip à revista alemã Stern.

Publicidade

Segundo Millet, o grande pulo do gato do A14 não é o poder de processamento bruto ou os gráficos do novo chip, e sim as possibilidades que ele traz na área de aprendizado de máquina. O executivo afirmou que a Apple não “inventou as redes neurais”, mas ajudou a avançá-las a ponto de conseguir conter esse tipo de processamento em um pequeno chip num dispositivo móvel — nomeadamente, o iPhone X, que era capaz de realizar 600 bilhões de operações por segundo para permitir o funcionamento do Face ID.

Pulando para 2020, e o A14 Bionic é 18x mais potente nessa métrica: ele é capaz de calcular até 11 trilhões(!) de operações aritméticas por segundo. Millet, claro, está extremamente animado com as possibilidades:

Nós estamos muito animados com a ascensão do aprendizado de máquina e como ela permite a chegada de um tipo completamente novo [de apps]. Eu perco o fôlego quando vejo o que as pessoas podem fazer com o chip A14 Bionic.

Segundo Millet, as equipes de hardware e software da Apple trabalharam juntas não só para garantir o potencial bruto do novo chip, mas para fornecer aos desenvolvedores ferramentas que possibilitem o aproveitamento máximo desse poder. Um dos principais frutos dessa colaboração é o Core ML, framework de aprendizado de máquina disponibilizado pela Maçã que já é usado em centenas de aplicações profissionais ou semiprofissionais, como o djay e os aplicativos da Adobe.

Publicidade

Por fim, Millet comentou a possibilidade de a Apple alterar o funcionamento do Face ID para permitir que o recurso reconheça usuários de máscara — uma mudança já solicitada por algumas figuras importantes desde o início da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). O problema é que, de acordo com o executivo, tal mudança acarretaria numa redução da segurança do sistema, algo que a Apple não está disposta a abrir mão:

É difícil reconhecer uma coisa que você não consegue ver. Os modelos de reconhecimento de face são muito bons, mas é um problema espinhoso. Os usuários querem conveniência, mas também querem segurança. Na Apple, todos os nossos esforços são para que os dados permaneçam seguros. […] Nós podemos pensar em técnicas que não envolvam a parte do rosto que esteja coberta pela máscara, mas desta forma você perde várias das características que tornam seu rosto único — e, com isso, torna mais fácil imaginar que alguém poderia desbloquear seu telefone.

Ou seja… podemos esperar sentados, pelo visto.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chip T2 tem falha incorrigível que pode dar a invasores acesso root em Macs [atualizado: errata]

Próx. Post

Receitas do Apple Pay e do Apple Card poderão superar US$1 bilhão em 2020

Posts Relacionados