Fortnite continuará banido da App Store; Apple não poderá retaliar contra o Unreal Engine [atualizado]

Boxe

Novidades no embate entre Apple e Epic Games! Como sabemos, a disputa entre as duas empresas, que começou com o banimento do jogo Fortnite e se estendeu à conta de desenvolvedora da Epic, só será decidida em maio de 2021. Todavia, até lá detalhes menores dessa disputa vão sendo resolvidos.

Publicidade

Como informou o The Verge, a juíza Yvonne Gonzales Rogers se recusou a conceder um mandado de segurança contra a Apple que forçaria a empresa a restabelecer o jogo Fortnite na App Store; por outro lado, acatou a liminar [PDF] que impede a Apple de retaliar contra o Unreal Engine.

Estamos falando de uma decisão final, que não poderá mais ser revertida. Isso quer dizer que a Epic está proibida de lançar novos jogos para iOS/iPadOS e não poderá distribuir Fortnite na App Store pelo menos até o fim do julgamento, em maio de 2021 — a menos, é claro, que ela decida remover seu próprio sistema de pagamento do app, como a Apple já havia comentado.

Da mesma forma, a Apple está proíbida de remover a conta de desenvolvedora afiliada da Epic usada para oferecer o Unreal Engine a seus parceiros. Assim, a juíza acredita que as coisas estão justas até que a decisão final seja tomada.

Publicidade

A Epic Games e a Apple têm a liberdade de litigar essa ação pelo futuro da fronteira digital, mas sua disputa não deve causar danos aos espectadores. Assim, o interesse público pesa esmagadoramente a favor do Unreal Engine e dos afiliados da Epic.

Na prática, então, tudo continua do jeito que está — pelo menos até maio de 2021, quanto o caso será finalmente decidido.

Atualização 09/10/2020 às 21:10

Eis a declaração da Apple:

Publicidade

Nossos clientes depende de a App Store ser um lugar seguro e confiável onde desenvolvedores seguem as mesmas regras. Agradecemos que o tribunal tenha reconhecido que as ações da Epic não atendiam aos melhores interesses de seus próprios clientes e que quaisquer problemas que eles possam ter encontrado foram de sua própria responsabilidade quando violaram seu acordo. Por 12 anos, a App Store tem sido um milagre econômico, criando oportunidades transformadoras para desenvolvedores grandes e pequenos. Estamos ansiosos para compartilhar esse legado de inovação e dinamismo com o tribunal no ano que vem.

E a da Epic:

A Epic Games agradece que a Apple continue a ser impedida de retaliar o Unreal Engine e nossos clientes de desenvolvimento de jogos à medida que o litígio continua. Continuaremos criando para iOS e Mac sob a proteção do tribunal e buscaremos todas as vias para acabar com o comportamento anticompetitivo da Apple.

Obviamente, cada uma puxando tudo para o seu lado.

via Bloomberg

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…