Com o anúncio oficial do acordo entre a China Unicom e a Apple Inc., foi dado início à temporada de projeções sobre a exploração do mercado chinês. A primeira delas vem da Broadpoint AmTech, cujo analista, Brian Marshall, declarou hoje que as vendas do iPhone na China poderão representar entre 15% a 20% das vendas globais (!) do smartphone no próximo ano. Entenderam, agora, por que falamos tanto sobre o assunto? 😉
A Apple provavelmente irá comercializar algo em torno de 5 a 7 milhões de unidades do iPhone na China em 2010, e, como consequência do acordo, Brian ainda prevê que as vendas totais poderão atingir o montante de 37 milhões em todo o mundo.
“O que é interessante sobre a China Unicom é que apenas metade dos seus assinantes são clientes pré-pagos, que não são os que a Apple está buscando,” disse Brian. “Mas 80% da China Mobile são clientes pré-pagos.”
Essa diferença de 22 milhões de assinantes pagantes poderia ser um número difícil de ignorar, se a Apple não estivesse consciente de que a China Mobile não possui ainda uma rede 3G equipada para dar suporte ao seu produto. As três operadoras estão investindo pesado na construção de uma rede capaz de atender a uma alta demanda por serviços; entretanto, o fato de a China Unicom poder iniciar as vendas ainda este ano deve ter pesado na hora da escolha.
Um detalhe interessante veio à tona após a divulgação de detalhes esta manhã. Segundo fontes do mercado financeiro, a Apple não teria assinado um acordo de exclusividade, deixando em aberto a possibilidade futura de disponibilizar o iPhone para as outras operadoras, como acontece aqui no Brasil. Com esse trunfo na manga, a Maçã poderá tornar a China o seu principal mercado.
Terá sido esse o preço por ter flexibilizado o modelo de ganhos da App Store? 😉
[Via: Computerworld.]