O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança audiolivros narrados por inteligência artificial

Audiolivros narrados por AI no app Livros

A Apple lançou, de forma curiosamente silenciosa, um novo recurso para o seu aplicativo Livros (Books) que permite ouvir audiolivros narrados por inteligência artificial.

Publicidade

A gigante de Cupertino descreve o novo recurso em seu site como “narração digital”, o qual ajudará a tornar “a criação de audiolivros mais acessível a todos”, reduzindo “o custo e a complexidade” de produzi-los para autores e editoras.

Segundo a empresa, o recurso está inicialmente disponível apenas para livros de romance e ficção, os quais possuem duas vozes digitais disponíveis: Madison e Jackson. Mais duas vozes, Helena e Mitchell, serão disponibilizadas para livros de não ficção. Naturalmente, o serviço está disponível apenas em inglês no momento.

As vozes artificiais soam tão bem quanto é possível imaginar: são perfeitamente inteligíveis, mas é possível notar com clareza que se trata de uma voz artificial — embora isso provavelmente melhorará à medida que a tecnologia de voz por AI evolui.

De última hora: aqui está sua primeira reprodução do novo recurso de audiolivros narrados por IA da Apple. Não é a Siri, mas não é bem humano. Você ouviria isso?

De acordo com o The Guardian, que foi o primeiro a comentar o novo recurso, a Apple pretendia lançá-lo em novembro, mas atrasou seu lançamento porque a aquisição caótica do Twitter por Elon Musk e as demissões na Meta estavam “dominando as manchetes na época”.

Publicidade

O recurso representa uma grande mudança em relação ao atual modelo de audiolivro, que geralmente envolve autores narrando seus próprios livros em um processo que pode levar semanas e ser bastante oneroso para as editoras.

Nesse caso, a Apple teria abordado editoras independentes sobre a narração de seus livros, oferecendo-se para arcar com os custos de produção enquanto paga royalties aos autores. Além disso, os editores e autores mantêm os direitos do audiolivro e podem lançar outras versões dele, se assim o desejarem.

A abordagem da Apple é o oposto da sua concorrente Amazon, cujas regras do Audible afirmam explicitamente que os audiolivros enviados “devem ser narrados por um ser humano”. O Spotify também tem investido em tornar os audiolivros o terceiro pilar de seu serviço — mas as ambições da empresa esbarraram nas regras da Apple.


Ícone do app Apple Books
Apple Books de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 4.7 (10.2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16 restringe reprodução via HDMI em serviços de streaming, relatam usuários

Próx. Post

AMD lança novos chips e destaca desempenho sobre o M1 Pro

Posts Relacionados