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Quaddro + MacMagazine: programando em C — repetidores WHILE e DO WHILE

Declaração WHILE

Após o trabalho com FOR no texto passado, agora vamos estudar outras duas estruturas de repetição: WHILE e DO WHILE. Elas complementam esse trabalho e em algumas situações são mais práticas do que o próprio FOR.

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Pré-requisitos

Dream is Collapsing, do álbum “Inception”

Conceitos

O repetidor WHILE tem a mesma proposta do FOR, ou seja, executar um bloco de código com repetições controladas. A diferença é sua sintaxe e, consequentemente, a forma de definir a condição de limite.

Como já vimos boa parte dos conceitos de repetidores no último texto, vou passar os conceitos novos já em um exercício prático.

Prática – WHILE

Criem um novo projeto com o nome Repetidor_While e definam a sintaxe e implementação a seguir:

Declaração WHILE

Ao analisar esse código, percebemos duas diferenças principais em relação ao FOR. A primeira é que a declaração do valor não é feita dentro do repetidor — notem a variável sendo declarada antes. A segunda diferença é que o incremento de valor também não faz parte da sintaxe de declaração, ele precisa ser definido em algum trecho do corpo do seu código.

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Isso nos leva a um perigo imenso, pois, uma vez que o incremento não faz parte da declaradação, é muito fácil esquecer de defini-lo. O nosso código tem apenas dois comandos dentro do corpo do WHILE, mas em uma situação de sistema poderíamos ter dezenas.

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Toda vez que ministro treinamentos na Quaddro eu passo uma dica que ajuda a minimizar essas chances: fechem “escopos” logo no começo. A ideia é que se você começa algo que precisa ser “fechado”, faça isso logo. Por exemplo, em Objective-C teremos chamadas de métodos com colchetes, então, se você abrir colchetes, logo na sequência já os feche. Mesma ideia para um WHILE: se ele vai conter o incremento de limite, faça-o logo!

Por mais simples que essa dica pareça ela evita uma série de problemas, pois se você abre uma chamada de método ou um WHILE, “manda bala” no código e vai planejando a lógica ao mesmo tempo, esquecer de fechar ou incrementar alguma coisa é muito fácil!

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Aí, você pensa: “Danilo, não deve ter problema esquecer o incremento no WHILE?” Minha resposta: “Abraça!” Lembra do texto passado, quando criamos um loop infinito alterando o incremento no FOR?! Pois bem, lá, essa ação é explicita porque a definição de incremento faz parte da sintaxe de declaração. Já no WHILE, como podemos fazê-lo em qualquer lugar, para ele se perder no meio do código é fácil — e assim fica simples criar um loop infinito, mesmo que sem querer.

Faça um teste de execução desse nosso código comentando ou apagando a linha do incremento do valor. Seu código rodará para sempre com a variável valendo 0 e, dessa forma, o limite do WHILE nunca chegará. *Cuidado*!

Após o alerta, fica a conclusão de que o WHILE tem uma proposta parecida com a do FOR, porém tem suas peculiaridades. Assim como IF e SWITCH podem se equivaler em alguns momentos, FOR e WHILE também podem ser usados em diversas situações parecidas. Em alguns casos o FOR é mais prático; em outros, é o WHILE. Mas lembrem-se sempre de analisar a necessidade antes de escrever o código. Se tem gente que prefere um IF e usa pouco o SWITCH, no caso de repetidores é pior ainda. Conheço gente que evita ao máximo um WHILE por preferir um FOR. Programação é lógica pessoal, não deixe a emoção te guiar (pelo menos não sempre…).

Prática – DO WHILE

Uma vez que nós tenhamos visto o WHILE, temos como mexer agora com o DO WHILE. E para separar estudos, códigos e comentários, vou a um novo projeto chamado Do_While, porém, deixem o projeto WHILE aberto para fazermos alguns testes e comparações.

A imagem abaixo ilustra a sintaxe e declaração de um DO WHILE:

Declaração DO WHILE

A proposta do código é a mesma, porém um olhar atento em comparação ao WHILE de antes irá perceber a diferença entre as duas estruturas. Ajustem as telas de seus projetos do Xcode para tentar deixá-las lado a lado. Notem que no caso do WHILE o sistema primeiro verifica se a condição de limite é verdadeira e, caso seja, roda o código. Já no DO WHILE a proposta é inversa, pois o bloco de código roda uma vez antes de fazer a pergunta do limite.

Um teste para deixar isso claro é definir o limite como falso e, para isso, alterem a variável valor para 10 nos dois projetos. Rodem primeiro o WHILE e percebam que nada é exibido no console. Como ele pergunta primeiro e, nesse caso, a resposta é falsa, o bloco de códigos não roda nenhuma vez. Já no projeto DO WHILE, mesmo com a condição sendo falsa, o bloco de códigos roda pelo menos uma vez.

Essa diferença aos olhos dos iniciantes soa estranha, mas em algumas situações é prático ter o código executado antes da condição. Um bom exemplo é um menu de escolha de opções. Primeiro é exibida a listagem e, com base no que o usuário digitar, o caminho da execução é definido.

Poderíamos começar a mexer com funções de entrada de dados (scanf e afins), mas não quero esticar esse estudo de “C” para além do básico necessário — até porque imagino que vocês queiram entrar em “Objective-C” logo, não é?! 😛

Como sempre a melhor forma de fixar essas ideias é com prática e mais prática, então vamos aos desafios da semana.

» DESAFIO 1: 10 TABUADAS

Você deve criar uma estrutura que exiba as tabuadas de 1 ao 10. Isso quer dizer que será feita uma repetição para percorrer cada número e, dentro dessa repetição, teremos outra para calcular a tabuada em questão. A ideia é usar um repetidor dentro do outro. Mesclem mais de um tipo para potencializar o estudo.

Quero que as mensagens no console fiquem assim:

Desafio 1

» DESAFIO 2: TABELA ASCII

Antes, um conceito sobre código ASCII.

Você já parou para pensar como é que o computador consegue entender qual tecla você pressionou para exibir uma letra na tela? A resposta é o famoso código ASCII. Toda tecla do seu teclado possui um código numérico, o qual é enviado para o sistema traduzir o número em letra ou símbolo. Isso quer dizer, de maneira resumida, que toda letra na verdade é um numero dentro da tabela ASCII.

E esse é o gancho para esse segundo desafio. Vocês vão exibir uma tabela com todos os caracteres imprimíveis da tabela ASCII.

Dicas:

  1. Link da Wikipédia com uma tabela ASCII onde vocês podem conferir os números e seus caracteres.
  2. A faixa imprimível vai de 32 a 126.
  3. Se você exibir em um printf do número 65 com %i, ele será exibido como número. Se você exibir o mesmo número 65 usando o %c, ele será exibido como o caractere A.

Depois destas dicas, você deve criar uma estrutura WHILE para exibir todos os caracteres dentro desse intervalo. Mas para temperar um pouco mais essa receita, eu quero que a exibição final seja feita com cinco colunas. Isso quer dizer que a cada cinco caracteres você deve implementar uma quebra de linha. 😛

Quero que as mensagens no console fiquem assim:

Desafio 2

·   ·   ·

Aos iniciantes, fica o comentário sincero de que, no começo, estruturas de repetições não são fáceis de entender logo de cara, por isso, quanto mais código e testes vocês fizerem, melhor!

O primeiro desafio é relativamente tranquilo, já o segundo é um pouco mais chato. Então tenham calma, rabisquem e testem o quanto precisar e lembrem-se de usar o post oficial no fórum da Quaddro para suas dúvidas e postagens de resultados.

Um abraço e até a próxima.

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