O melhor pedaço da Maçã.

App Store estreia quadros de “informações nutricionais”

Reunindo de forma mais simples e clara os dados capturados por cada aplicativo
Informações de privacidade no macOS e no iOS

Hoje é dia de novidades na Apple: junto com a chegada do iOS/iPadOS 14.3, do macOS Big Sur 11.1, do watchOS 7.2 e do tvOS 14.3, a Maçã colocou no ar também os quadros de “informações nutricionais” em todas as páginas de aplicativos na App Store.

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Para quem não acompanhou as novidades de privacidade da Maçã nos últimos meses, as “informações nutricionais” são o apelido que a Apple deu aos quadrinhos que, a partir de hoje, serão exibidos em todas as páginas da App Store. A função deles é resumir, de uma forma simples de entender, todos os dados capturados por aquele app em particular, para que o usuário saiba exatamente quais informações estará cedendo (e de que forma) aos desenvolvedores.

São três quadros:

  • O primeiro exibe quais tipos de dados serão usados para rastrear você naquele aplicativo e em outros apps e sites, como informações financeiras ou de localização.
  • O segundo exibe dados ligados à sua identidade, mas que não serão usados para lhe rastrear entre aplicativos ou sites (portanto, ficarão limitados ao ambiente daquele app específico).
  • O terceiro detalha dados que serão capturados, mas não serão associados à sua identidade, como padrões de uso ou diagnósticos — informações que são enviadas aos servidores do aplicativo, mas que não estão atreladas a você.

Vale lembrar que os desenvolvedores estão obrigados a incluir essas informações em todos os novos apps ou atualizações que enviam à App Store desde o último dia 8 — ou seja, ainda levará um tempo até que todos os aplicativos exibam as “informações nutricionais”, mas o passo inicial já está dado.

Página de Privacidade

Para complementar as novidades, a Apple atualizou sua página de Privacidade na web: a seção dedicada à App Store tem, agora, um novo quadro falando exatamente sobre os quadrinhos de “informações nutricionais”, notando que a loja deixará claro para os usuários como seus dados serão tratados por cada aplicativo — desta forma, cada um pode fazer suas escolhas da forma que achar mais pertinente.

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Na mesma seção, a Maçã cita também as novidades de privacidade que chegarão ao iOS/iPadOS 14 no início do ano que vem — sim, aquelas mesmas que causaram reclamações intensas da indústria de publicidade e chegaram a ser adiadas pela Maçã. Pelo visto, agora é pra valer.

A página de Privacidade ganhou ainda outras alterações gerais, citando os recursos mais recentes trazidos pelos produtos e serviços da empresa (como o Safari e o Fotos). A Política de Privacidade da empresa também foi renovada e agora está mais fácil de ler, com todas as informações separadas em tópicos e com uma linguagem acessível, sem juridiquês ou termos complexos.

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Boas novas, não?

via TechCrunch

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