O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou em sua conta no Twitter que a rede social está testando uma mudança no feed.
De acordo com ele, os conteúdos (fotos e vídeos) serão exibidos em maior tamanho, ocupando quase toda a tela — não é uma coincidência que o formato lembre o concorrente TikTok, obviamente.
Na imagem divulgada, não vemos os balões dos Stories. Todavia, um representante do Instagram afirmou que a função continuará na tela inicial. Eles não estariam nas fotos apenas por ser um mockup do teste e pelo fato da página ter sido rolada para baixo.
Mosseri afirma que a mudança tem como objetivo aumentar a imersão nos conteúdos postados, bem como trazer os vídeos (principalmente os Reels) para o centro da usabilidade do Instagram. Essa não é uma novidade, como se vê em outras transformações pelas quais passa a rede social. Elas são uma reação da Meta à grande concorrência do popular TikTok.
A própria estratégia de incorporar recursos de rivais visando canibalizá-los é antiga. Os Stories, que hoje são uma das funcionalidades mais lucrativas do Instagram, originalmente copiavam a lógica do Snapchat — que, por sua vez, recusou uma oferta de compra do até então Facebook e teve grandes perdas após a criação dos Stories.
via TechCrunch