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Google começa a bloquear cookies de terceiros no Chrome

QubixStudio / Shutterstock.com
Ícone do Google Chrome com uma lupa

Conforme anunciado no final do ano passado, o Google começou nesta semana a testar os recursos da Proteção antirrastreamento, que bloqueiam cookies de terceiros por padrão no Chrome.

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A medida, por enquanto, vale para apenas 1% dos usuários (cerca de 30 milhões de pessoas), mas aumentará para 100% a partir do terceiro trimestre de 2024. Vale lembrar que outros navegadores, como o Safari, já contam com um recurso similar.

Caso você tenha sido selecionado para participar do teste (inicialmente apenas no desktop ou no Android), receberá uma notificação no navegador. Ao acessar um site que tente acessar cookies de terceiros, será exibido um ícone de olho na barra de endereço. Clicando nele, serão exibidas mais informações sobre o recurso, bem como uma opção para permitir os cookies temporariamente no site que estiver aberto.

Como se trata do início dos testes, ainda é possível desativar o bloqueio dos cookies — o Chrome apenas os restringirá por padrão para os usuários selecionados. Como grande parte dos sites da internet seguem usando cookies de terceiros, é bastante provável que a restrição gere problemas na navegação.

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Por esse motivo, o Google disponibilizou opções para flexibilizar o recurso. Caso note que o usuário — com a restrição aos cookies ativa — esteja enfrentando dificuldades para acessar um site, o navegador também enviará um alerta avisando sobre a possibilidade de reativar os cookies para o site em específico. A empresa também criou um rastreador de falhas para relatar problemas.

No Chrome DevTools, o Google também anunciou que exibirá avisos sobre problemas relacionados a cookies de terceiros em navegadores que não estejam no 1% de usuários com os cookies bloqueados. Caso estejam, serão mostrados erros relativos à leitura e a configuração dos cookies que foram restringidos.

Além disso, nos navegadores que estiverem entre os participantes dos testes, a página chrome://settings/cookies será substituída por chrome://settings/trackingProtection. Nessa nova tela, são exibidas informações sobre a Proteção antirrastreamento, com opções para bloquear todos os cookies de terceiros, enviar uma requisição de não rastreamento e adicionar sites nos quais os cookies não serão bloqueados.

A novidade faz parte da iniciativa Privacy Sandbox, do Google. A ideia é, no futuro, usar uma nova ferramenta chamada Topics, que substitua os cookies de terceiros e que seja menos danosa à privacidade. A empresa, assim, defende uma navegação com mais privacidade, mas sem inviabilizar o mercado de anúncios online, que depende de algum nível de rastreamento para direcionar publicidade para os usuários.

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Os cookies, atualmente, são capazes de rastrear informações como a localização, o que você faz em um site, que dispositivo você está usando e que outro site acessou após sair de uma página. Dados como esses são utilizados para entender os interesses de um usuário e exibir anúncios que sejam relacionados, o que tem implicações para a privacidade das pessoas.

Anunciantes e outros grupos, porém, não estão muito confiantes de que a nova solução do Google será a melhor, na medida em que ela poderá beneficiar mais a empresa do que os outros. Até mesmo a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido e outros órgãos reguladores estão preocupados quanto à possibilidade de concorrência desleal, algo reconhecido pela própria gigante das buscas.


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via BBC News

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