O melhor pedaço da Maçã.

App britânico de alerta de exposição à COVID-19 evitou 600 mil casos da doença

Um caso de sucesso, para contrastar com o nosso
Aplicativo NHS Covid-19

Aqui no Brasil, o app Coronavírus-SUS incorporou suporte à API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de alerta de exposição ao novo Coronavírus (COVID-19), desenvolvida pela Apple e pelo Google, há mais de seis meses. Ainda assim, é muito improvável arriscar que o aplicativo tenha surtido algum efeito nas taxas cavalares de contaminação que temos visto por aqui, considerando a divulgação mínima feita pelos órgãos responsáveis e a baixa adoção entre os usuários.

Publicidade

No Reino Unido, a história é outra: estima-se que o aplicativo NHS COVID-19, lançado em meados de setembro já com suporte à API da Apple e do Google, já tenha evitado mais de 600 mil casos de contaminação da COVID-19.


Desculpe, app não encontrado.

As informações são do próprio governo britânico, que publicou hoje um artigo comemorando o sucesso da iniciativa. Segundo o texto, o NHS COVID-19 já alertou mais de 1,7 milhão de usuários sobre possíveis casos de contato com o vírus — todas essas pessoas foram orientadas, no próprio app, a reforçar o isolamento social e as medidas de profilaxia.

Publicidade

As próprias proteções de privacidade da API de alerta de exposição impedem que números exatos sejam obtidos pelo governo do Reino Unido, mas o Instituto Alan Turing e a Universidade de Oxford estimam que mais de 600 mil casos da doença tenham sido evitados por conta do rastreamento e dos alertas à população, que ajudaram a quebrar cadeias de transmissão e aliviar o sistema de saúde público do país.

As instituições também fizeram uma estimativa bem interessante: para cada ponto percentual a mais de usuários ativos do app, o número de casos do novo Coronavírus na população pode cair em até 2,3%. Até o momento, o NHS COVID-19 já foi baixado por 21,63 milhões de usuários — o que representa 56% da população britânica acima de 16 anos com um smartphone. O app foi, inclusive, o segundo aplicativo gratuito mais baixado na App Store do Reino Unido em 2020.

Obviamente (e especialmente agora, com a vacinação atingindo um ritmo interessante em diversas partes do mundo), fica a expectativa do dia em que não precisaremos mais usar apps desse tipo. Por ora, entretanto, o uso deles continua sendo altamente recomendável — no nosso caso, o Coronavírus-SUS continua disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.


Ícone do app Coronavírus - SUS
Coronavírus - SUS de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.5.0 (102 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carros autônomos da Apple percorreram mais de 30 mil km em 2020

Próx. Post

App Saúde ajuda a condenar homem que matou a esposa nos EUA

Posts Relacionados