O melhor pedaço da Maçã.

Chip A16 Bionic poderia ter se chamado “A15+”, diz jornalista

ScreenRant
Ilustração do chip "A16 Bionic"

Com os iPhones 14 Pro, a Apple trouxe ao mundo a mais nova versão do seu chip para smartphones, o A16 Bionic. Mesmo tratado como uma grande evolução — a ponto de não o disponibilizar nos modelos de base do iPhone deste ano —, a Maçã não implementou nele tantas melhorias quanto em seus antecessores.

Publicidade

Jason Cross, da Macworld, opinou que a evolução foi tão pequena que poderíamos chamar o A16 de “A15+”, visto que, mesmo sendo inquestionavelmente um chip novo, ele acabou não trazendo grandes revisões arquitetônicas — apenas algumas melhorias para ampliar a velocidade máxima do clock e a eficiência energética.

Uma das motivações para essa constatação é o processo de fabricação do chip. Enquanto a Apple afirma que é de 4 nanômetros, Cross disse que isso não é exatamente verdade — relembrando que a própria fabricante dos processadores, a TSMC, chamou-o de “uma versão aprimorada da tecnologia N5”.

Além disso, o A16 manteve as especificações principais do seu antecessor, tendo 2 núcleos de alto desempenho e 4 de eficiência, 5 núcleos de GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. e 16 para Neural Engine. A diferença se deu apenas no número de transistores — mesmo assim, um aumento muito menor que o observado em anos anteriores.

O aumento de desempenho dos núcleos de alto desempenho (“Everest”) e dos núcleos de alta eficiência (“Sawtooth”) foram bem menores do que se espera para um novo processador, bem como os núcleos destinados ao Neural Engine.

Com arquitetura bastante semelhante, a CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento. funciona com velocidade de clock apenas 7% maior, bem como a GPU, a qual já foi alvo de testes no Geekbench e demonstrou uma melhoria na performance entre 7% e 8%.

Cross argumenta que não vê muito problema em um novo chip ser apenas um ajuste pontual, visto que não é razoável esperar grandes mudanças todos os anos. Porém, ele acredita que chamar o seu mais novo processador de “A16” não é de todo honesto por parte da Apple.


Comprar iPhones 15 Pro e 15 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: e temos ainda mais novidades no watchOS 9!

Próx. Post

Testes com Comunidades do Instagram avançam

Posts Relacionados