A Apple é uma das únicas companhias do mundo que estão realmente dando transparência para a situação dos empregados da sua cadeia de fornecedores. Em uma atualização do relatório “Responsabilidade de Fornecedores – Direitos Humanos e Trabalhistas”, ela trouxe nesta semana novos dados interessantes.
Agora, mais de 1 milhão de trabalhadores são monitorados pela gigante de Cupertino — em janeiro, eram apenas 500 mil. Desses, 88% trabalharam no máximo 60 horas por semana em novembro, em contraste com o pico anual de 97%, em agosto. Essa diminuição proporcional se deve principalmente à grande demanda pelos novos dispositivos lançados pela Apple em setembro e outubro. A Maçã explica que, em épocas de pico, ela permite que voluntários trabalhem mais do que as 60 horas semanais previstas no Código de Conduta.
Ainda há muito a ser feito, como melhorar a infraestrutura de algumas fábricas, mas a iniciativa é louvável e deveria ser seguida também por outras gigantes da área da tecnologia — e até de outros setores.
Outros relatórios como “Saúde e Segurança”, “Impacto Ambiental” e “Ética” estão disponíveis no site da Apple, mas a versão brasileira [veja aqui a americana], em português, ainda não foi atualizada com os novos dados.
[via TNW]