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Appreendedor: preparando para o campo de batalha

Soldados lutando em guerra

Soldados lutando em guerra

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Soldados lutando em guerra, via Shutterstock.

Dedicamos a semana anterior para o uso do canvas como ferramenta de modelarem de um negócio exemplo. Neste processo criamos cenários a partir de observações e pesquisas. Para quem tem colocado em prática as dicas da série, foi uma etapa importante para a definição da estrutura primária do seu negócio.

Como devem ter percebido ao preenchermos o canvas, fomos indiretamente forçados a voltarmos a visão ao mercado para descobrirmos se o nosso projeto possui concorrentes e detalhes sobre eles, para que a partir dessa análise possamos identificar os diferenciais do nosso projeto.

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Em marketing existe uma técnica bem interessante chamada “mystery shopping” que consiste em se passar por cliente de determinado serviço ou produto com o objetivo de identificar todas as etapas e percepções de uso, além de questionar outros clientes sobre pontos de vistas e experiências observadas.

Na ultima semana diversos meios de comunicação associaram o assunto empreendedorismo a estratégias não-leais, o famoso “nada se cria, tudo se copia”. Este é um assunto delicado e prefiro seguir pelo raciocínio de que, se existe uma ideia e posso melhorá-la, seja em apoio ao autor ou de forma independente, então se torna válida a proposta de inovar respeitando os direitos do projeto original ou entrando no mercado como concorrente e com novas propostas de valor.

Antes do início do desenvolvimento, faça uma análise detalhada sobre os pontos fortes e fracos do seu projeto e também dos seus concorrentes utilizando uma matriz SWOT. Encare esta etapa como uma missão de batalha, afinal neste mercado se não estiver preparado o alvo pode ser o seu projeto. E cabe a você, líder, cuidar do seu time e protegê-lo de riscos iminentes. Sun Tzu, autor do livro A Arte da Guerra, recomenda que tenhamos nossos inimigos próximos, assim podemos observar melhor suas estratégias e anteciparmos ações.

Juridicamente falando, é muito importante que registre a sua marca ou patente no INPI, um processo simples e barato comparado aos problemas que pode-se evitar com relação a plágios e uso indevido. O processo pode ser aberto como Pessoa Física ou Jurídica e, se a sua empresa estiver enquadrada como micro-empresa, existe uma redução de 50% sobre o custo. Investidores também se sentem mais seguros ao tratar com empreendedores e startups que já possuem seus futuros produtos registrados no INPI.

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