O melhor pedaço da Maçã.
Benedek Alpar / Shutterstock.com
Mac e iPhone

iOS é o 3º sistema operacional mais usado no mundo; macOS, o 4º

Como informamos ontem, o Safari voltou a se tornar o segundo navegador mais usado em desktops, o que se deu em parte graças ao aumento da participação de Macs no mercado. Entretanto, quando o assunto são sistemas operacionais, como será que os da Apple se posicionam em comparação aos seus concorrentes? Novamente, dados da Statcounter nos dão a resposta.

Publicidade

No panorama global (com análises desde o início de 2009), o iOS, sistema dos iPhones, ocupa atualmente a terceira posição, com 17,3% do mercado total — de acordo com números referentes a março deste ano. Já o macOS, sistema dos Macs, aparece logo em seguida, na quarta colocação, com pouco mais de 7% do mercado global.

Os sistemas dominantes globalmente são o Android e o Windows, os quais retêm 41,4% e 28,3% do mercado, respectivamente. Conforme observado pelo Daring Fireball, diferentemente do macOS, o sistema operacional desktop da Microsoft é o único que vem registrando um declínio contínuo, tanto em uso quanto em relevância.

Isso foi particularmente observado no mercado americano ao longo da última década, quando a participação do Windows saiu de 85,6% para 53,4%, enquanto o macOS foi de 12,8% para 31,3% do mercado, conforme apontado pelo jornalista Joshua Benton.

Publicidade

Analisando especificamente os dados referentes ao Brasil, é possível observar que o iOS mantém a terceira posição, com 10,2% do mercado, enquanto o macOS cai para quinto lugar com cerca de 1,7% do total.

Novamente, Android e Windows ocupam o topo da tabela com 54,3% e 30,6% de market shares no Brasil. Ou seja, o sistema operacional móvel do Google abocanha mais da metade do mercado brasileiro.

Mais do que verificar a atual participação dos sistemas operacionais, também é interessante analisar a mudança (incluindo os altos e baixos) do uso dos sistemas ao longo dos anos, conforme mostrado nos gráficos acima.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: Freida Pinto entra para a 2ª temporada de “Surface”

Próx. Post

Google libera suporte às Chaves-senha em seus serviços

Posts Relacionados