O melhor pedaço da Maçã.

Em breve, publicações supostamente poderão cobrar leitores e exibir anúncios próprios no Apple News (lembra dele?)

Apple News

Sabe o Apple News? É possível que não, considerando que a Maçã ainda não se deu ao trabalho de trazer a sua plataforma de notícias ao Brasil mesmo quase dois anos após o seu lançamento — de fato, ainda hoje, só Estados Unidos, Austrália e Reino Unido podem usufruir do serviço. Façamos, portanto, uma breve reintrodução: o aplicativo chegou, no iOS 9, como uma resposta nativa ao Flipboard e outros agregadores de conteúdo; um ano depois, recebeu um belo banho de loja e tornou-se bem mais bonito e completo, vendo sua adoção subir numa taxa deveras saudável.

Publicidade

É possível, com uma pequena gambiarra, usar o News no Brasil, mas para isso você terá que alterar (nos Ajustes) a região do seu iGadget para os EUA — o que trará uma série de outros contratempos que, no final, fazem com que o processo não valha a pena.

Enfim: o que eu quero dizer é que, enquanto nós ainda aguardamos para receber oficialmente a plataforma de notícias da Apple, Tim Cook e sua turma já discutem lá pelas bandas de Cupertino formas de fazer o serviço tornar-se mais atrativo para as publicações que ainda não aderiram a ele. E, segundo o Advertising Age, duas ideias podem ser aplicadas no produto já nos próximos meses como parte desta iniciativa.

Apple News

De acordo com a reportagem, a Apple está planejando oferecer às publicações uma maior flexibilidade na plataforma, o que virá com a permissão para que elas introduzam no seu conteúdo publicidade própria com tecnologia de terceiros, como o Google DoubleClick for Publishers. Com isso, jornais, revistas e sites que publiquem no Apple News poderão obter, das visualizações de conteúdo obtidas por meio da plataforma, o mesmo lucro que obtêm das suas outras formas de distribuição.

Publicidade

É possível que a Maçã também passe a permitir a cobrança de “micropagamentos” aos leitores — desta forma, conteúdos pagos poderiam passar a fazer parte do News, ou as publicações poderiam oferecer conteúdo livre de publicidade aos usuários que pagassem uma pequena quantia para tal — uma prática que já é comum em alguns sites e blogs.

Atualmente, o News é conhecido por sua natureza fechada e limitadora — as publicações que queiram entrar na plataforma precisam adequar-se às regras estritas da Maçã e sentirem-se satisfeitas com isso, o que, possivelmente, está afastando alguns nomes importantes do negócio. Com as possíveis mudanças, a plataforma pode tornar-se mais atrativa e, por conseguinte, ganhar mais visibilidade.

Publicidade

Será que aí, finalmente, a Apple se dará ao trabalho de lançá-la em mais países? Vamos ter que aguardar para ver.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os testes com o iOS 10.3.3 e o macOS Sierra 10.12.6 continuam, ambos agora em suas sextas versões beta [atualizado 3x: tvOS 10.2.2]

Próx. Post

Resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal da Apple serão divulgados em 1º de agosto

Posts Relacionados