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Acessibilidade: Twitter testa melhorias na descrição de imagens

Um recurso muito importante para usuários com deficiências visuais — e, em breve, bem mais fácil de ser acessado

Não é de hoje que o Twitter é criticado por seu descaso com recursos na seara da acessibilidade. De fato, a rede social do passarinho sequer tinha uma equipe dedicada a essa área até dois anos atrás — funcionários que desejassem trabalhar em recursos do tipo tinham que fazê-lo de forma voluntária, para além das suas atribuições “oficiais”.

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No fim de 2020, o Twitter enfim estabeleceu sua própria equipe de acessibilidade, o que já rendeu boas melhorias — basta lembrar do recurso de legendas automáticas em vídeos, por exemplo. Agora, mais uma boa novidade: a ferramenta de descrição de imagens ficará mais visível e bem mais acessível aos usuários.

Nós recebemos muitos feedbacks sobre como melhorar a experiência da descrição de imagens (ou texto ALT) no Twitter. Hoje, estamos lançando dois novos recursos para 3% dos usuários do Twitter no Android, no iOS e na web: o distintivo ALT público e as descrições de imagem expostas. 🧵 (1 de 6)

Mais precisamente, sempre que uma imagem tiver descrição disponível, um indicativo ALT aparecerá no canto inferior esquerdo da tela; basta tocar no distintivo para abrir a descrição. O processo é muito mais intuitivo que o anterior, que exigia entrar no menu contextual do tweet para descobrir se a imagem tinha uma descrição cadastrada (e só depois abri-la).

A descrição de imagens é importante para usuários com deficiências visuais, pois permite que leitores de tela descrevam à pessoa um resumo do que está contido na foto. O texto também serve a outras faixas do público, entretanto: pessoas com conexões instáveis ou deficiências cognitivas também podem aproveitar as descrições.

Vale notar que a descrição deve ser feita pelo usuário no momento da postagem, e isso não mudou: a opção de adicionar o chamado texto alternativo aparece na tela de escrita do tweet, assim que você faz o upload da imagem. Esperamos que, com o botão ALT mais visível, o recurso torne-se mais popular — afinal, quanto mais pessoas atingidas, melhor, não é mesmo?

O fato é que, por ora, as novidades aparecerão apenas para 3% dos usuários da rede — não se sabe por quanto tempo os testes durarão, mas em breve deveremos ouvir novidades em relação a isso.


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via The Verge

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