O melhor pedaço da Maçã.
guteksk7 / Shutterstock.com
iMessage

iMessage “força” jovens a trocarem Androids por iPhones, diz WSJ

O fato de o iMessage ser uma plataforma limitada aos dispositivos da Apple já rendeu uma série de críticas à gigante de Cupertino — no entanto, isso também seria o motivo pelo qual cada vez mais jovens estão migrando do Android para o iPhone nos Estados Unidos, segundo uma reportagem do Wall Street Journal.

Publicidade

Essa situação estaria ligada ao esquema de cores usado no iMessage, ou seja, o uso de balões verde ou azul para mostrar se uma mensagem para um usuário é feita por meio do iMessage ou de outros dispositivos — o que teria se tornado uma forma de indicador de status entre os jovens, mostrando que o usuário não apenas possui um iPhone, mas também pode fazer uso de recursos da plataforma que adeptos de dispositivos Android, por exemplo, não podem.

A estudante Adele Lowitz disse ao WSJ que notou a diferença de tratamento pela primeira vez quando um membro de um grupo de mensagens questionou “quem estava com o balão verde”.

Segundo ela, a Apple havia criado uma rede social com seus recursos, e que ela havia sentido uma certa pressão para voltar para o ecossistema da Apple — uma vez que alguns recursos, principalmente chats de grupo, não funcionam tão bem quando há integrantes que utilizam dispositivos Android.

Publicidade

Em meu círculo na faculdade, e no ensino médio indo para a faculdade, a maioria das pessoas tem iPhones e utiliza muitos desses tipos de recursos específicos do iPhone. Não sei se é propaganda da Apple ou apenas uma coisa tribal dentro do grupo versus fora do grupo, mas as pessoas não parecem gostar muito de bolhas de texto verdes e parecem ter essa reação negativa visceral a elas.

Comentando esse cenário, o vice-presidente do Google, Hiroshi Lockheimer, disse que a Apple está deliberadamente semeando “pressão dos colegas e bullying” para fazer com que os usuários do Android mudem para o iPhone.

Além disso, ele comenta que a Apple se recusa a aceitar a implantação de padrões universais como o RCS1Rich Communication Services., o qual oferece aos usuários do Android muitos dos mesmos recursos do iMessage.

As restrições do iMessage da Apple é uma estratégia documentada. Usar a pressão dos colegas e o bullying como forma de vender produtos é insincero para uma empresa que tem humanidade e equidade como parte central de seu marketing. Os padrões existem hoje para corrigir isso.

Neil Cybart, fundador do Above Avalon, rebateu as considerações de Lockheimer dizendo que “os concorrentes da Apple sempre posicionam o ‘marketing’ como a razão por trás do sucesso da Apple”.

Publicidade

Segundo ele, os consumidores apreciam os produtos da companhia simplesmente pela filosofia de seu design — uma filosofia “que é muito difícil de replicar fora da Apple”.

De acordo com uma pesquisa [PDF] publicada pela Piper Sandler, 87% dos adolescentes americanos entrevistados em 2021 possuem iPhones — ou seja, o market share do Android entre esses usuários seria de apenas 13%.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via AppleInsider, 9to5Google

Notas de rodapé

  • 1
    Rich Communication Services.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ terá documentário sobre o ator Sidney Poitier

Próx. Post

Spotify HiFi atrasa e ainda não tem previsão de lançamento

Posts Relacionados