O melhor pedaço da Maçã.

Departamento de Justiça dos EUA planeja estender investigação sobre a Apple para além das músicas

iTunes Store, da Apple

Recentemente ficamos sabendo que uma investigação sobre possível práticas anticompetitivas da Apple junto a gravadoras despertou a atenção do Departamento de Justiça estadunidense. Agora, segundo uma matéria do New York Post, a investigação poderá se estender para outros campos de distribuição de mídia e aplicativos.

Publicidade

iTunes Store, da Apple

De acordo com uma fonte de dentro de Hollywood, “Você não pode ditar termos para a indústria. A coisa com a Adobe só está atraindo a ira de todo mundo.” Além dos acordos de distribuição de conteúdo, o órgão governamental também escrutinará os termos entre desenvolvedores de aplicativos e a Maçã, com foco especial no banimento de APIs intermediárias na criação de apps. Há pouco tempo, Time Warner e NBC se mostraram determinadas a manter seus conteúdos em Flash.

Recapitulando as preocupações das pessoas com o bem-estar do mercado:

  • Amazon.com estabelecer acordos com gravadoras para distribuir conteúdos com exclusividade antes de todos os demais concorrentes: OK.
  • Apple demandar lançamentos simultâneos das gravadoras, e ameaçar as que não concordarem com isso a não divulgar amplamente (mas continuar vendendo) suas ofertas: NOT OK.
  • Adobe exigir que uma plataforma que não tem nada a ver com ela e para a qual ela não contribuiu de forma alguma seja compatibilizada à força com seus formatos proprietários (e deletérios), alegando que isso permite “compatibilidade universal”: OK.
  • Apple estimular a adoção de padrões abertos estabelecidos por um conjunto de companhias, em detrimento de um formato proprietário (quase um monopólio) de uma única empresa, alegando que isso permite “compatibilidade universal”: NOT OK.
  • Desenvolvedores querendo entrar na App Store sem usar o SDK do iPhone OS: OK.
  • Apple exigir que os desenvolvedores usem o SDK do iPhone OS ao desenvolver apps para o iPhone OS: NOT OK.
  • Apple vender o Mac OS X com seu navegador pré-instalado: OK.
  • Microsoft vender Windows com seu navegador pré-instalado: NOT OK.

Eu, hein… 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: “Permissões vs. Restrições” (+bônus: “Amo Meu Wi-Fi!”)

Próx. Post

Apple vende dois milhões de iPads em menos de 60 dias

Posts Relacionados