Recentemente ficamos sabendo que uma investigação sobre possível práticas anticompetitivas da Apple junto a gravadoras despertou a atenção do Departamento de Justiça estadunidense. Agora, segundo uma matéria do New York Post, a investigação poderá se estender para outros campos de distribuição de mídia e aplicativos.
De acordo com uma fonte de dentro de Hollywood, “Você não pode ditar termos para a indústria. A coisa com a Adobe só está atraindo a ira de todo mundo.” Além dos acordos de distribuição de conteúdo, o órgão governamental também escrutinará os termos entre desenvolvedores de aplicativos e a Maçã, com foco especial no banimento de APIs intermediárias na criação de apps. Há pouco tempo, Time Warner e NBC se mostraram determinadas a manter seus conteúdos em Flash.
Recapitulando as preocupações das pessoas com o bem-estar do mercado:
- Amazon.com estabelecer acordos com gravadoras para distribuir conteúdos com exclusividade antes de todos os demais concorrentes: OK.
- Apple demandar lançamentos simultâneos das gravadoras, e ameaçar as que não concordarem com isso a não divulgar amplamente (mas continuar vendendo) suas ofertas: NOT OK.
- Adobe exigir que uma plataforma que não tem nada a ver com ela e para a qual ela não contribuiu de forma alguma seja compatibilizada à força com seus formatos proprietários (e deletérios), alegando que isso permite “compatibilidade universal”: OK.
- Apple estimular a adoção de padrões abertos estabelecidos por um conjunto de companhias, em detrimento de um formato proprietário (quase um monopólio) de uma única empresa, alegando que isso permite “compatibilidade universal”: NOT OK.
- Desenvolvedores querendo entrar na App Store sem usar o SDK do iPhone OS: OK.
- Apple exigir que os desenvolvedores usem o SDK do iPhone OS ao desenvolver apps para o iPhone OS: NOT OK.
- Apple vender o Mac OS X com seu navegador pré-instalado: OK.
- Microsoft vender Windows com seu navegador pré-instalado: NOT OK.
Eu, hein… 😛